Article Brapci-Revistas

Trabalho colaborativo professor e bibliotecário no desenvolvimento de um projeto: um estudo de caso

The collaborative work teacher and librarian in the development of a project: a case study

El de trabajo colaborativo - profesor y bibliotecario en el desarrollo de un proyecto: un estudio de caso

Introdução: Aborda a importância do trabalho colaborativo cada vez mais imprescindível no trabalho educativo do bibliotecário. Objetivo: Analisar como ocorre a colaboração entre o professor e a bibliotecária. Metodologia: Durante o período de seis meses do ano letivo de 2016, a pesquisadora e a bibliotecária observaram informalmente o que mais despertava o interesse dos discentes, quando eles estavam em momentos de lazer na ambiência de uma escola de Ensino Fundamental da Prefeitura de Vitória/ES.  Assim, nossa proposta foi norteada em uma pesquisa ação e a turma escolhida para análise foi a do 5º ano. O embasamento teórico da pesquisa foi ancorado na perspectiva de colaboração de Montiel Overall (2005) e Snyder (2011) no contexto dos fragmentos felizes da escola. Resultado: Foi evidenciado uma diferenciação da rotina na forma de fazer pesquisa dado a frequência dos alunos no contraturno na biblioteca. Conclusão: O nível de colaboração do bibliotecário ocorreu no Modelo D, o Currículo Integrado, segundo taxonomia de Montiell-Overal (2005).@pt


Introduction: It addresses the importance of collaborative work, each time more essential in the educational work of the librarian. Objective: analyze how collaboration between the teacher and the librarian occurs the six-month period of the 2016 school year. Methodology: The researcher and the librarian, observed, informally, what most excited the interest of the students when they were in moments of leisure in the environment of a primary school of the City of Vitória / ES. Our proposal was guided by the main objective of working about the collaboration between the teacher and the librarian using music as a key element. The group chosen for analysis was students of the 5th grade. The theoretical basis of the research was anchored in the collaboration perspective of Montiel Overall (2005) and Snyder (2011) in the context of the happy fragments of the school. Results: a differentiation of the routine in the form of doing research given the frequency of the students in different study shift, in the library was evidenced Conclusions: that the level of collaboration of the librarian occurred in Model D, the Integrated Curriculum, according to Montiell-Overal´s taxonomy (2005)..@en
Introducción: Aborda la importancia del trabajo colaborativo, cada vez más esencial en el trabajo educativo del bibliotecário. Objetivo: Analizar cómo se produce la colaboración entre el maestro y el bibliotecário. Metodología: Durante el período de seis meses del año escolar 2016. El investigador y el bibliotecario, observaron, de manera informal, lo que más entusiasmó el interés de los alumnos cuando se encontraban en momentos de ocio en el entorno de una escuela primaria de la Ciudad de Vitória / ES. Nuestra propuesta se guió por el objetivo principal de trabajar sobre la colaboración entre el docente y el bibliotecario utilizando la música como elemento clave. El grupo elegido para el análisis fue estudiantes de 5 ° grado. La base teórica de la investigación se basó en la perspectiva de colaboración de Montiel Overall (2005) y Snyder (2011) en el contexto de los felices fragmentos de la escuela. Resultados: Se evidenció una diferenciación de la rutina en forma de investigación dada la frecuencia de los estudiantes en diferentes turnos de estudio en la biblioteca. Conclusiones: El nivel de colaboración del bibliotecario ocurrió en el Modelo D, el Currículo Integrado, según la taxonomía de Montiell-Overal (2005).@es

. ::none::, [????].
NLP0.29
Visto 23 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2018-10-14] => 100103
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Gleice Pereira] => 627
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Elane Couto Uliana] => 100121
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Daniel Cerqueira Silva] => 25084
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Jussara Borges de Lima] => 11867
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/404/2018/10/oai_ojs_www_uel_br_article_34710#00024.pdf] => 100122
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [:em branco:] => 332
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [138–152] => 100119
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Relato de experiência] => 75
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Biblioteconomia] => 234396
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Trabalho educativo do bibliotecário] => 100118
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Colaboração] => 267492
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Collaboration] => 267501
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [School research] => 266929
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [School library] => 266590
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Biblioteconomia] => 234448
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Colaboración] => 59567
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Investigación escolar] => 68250
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Biblioteca de la escuela] => 280516
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2017-06-21] => 241479
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [2018-10-14] => 281376
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação@Profissões] => 404
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia] => 220
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00024-2018-7-2] => 100104
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00012-2017-12-1] => 24488
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Introdução: Aborda a importância do trabalho colaborativo cada vez mais imprescindível no trabalho educativo do bibliotecário. Objetivo: Analisar como ocorre a colaboração entre o professor e a bibliotecária. Metodologia: Durante o período de seis meses do ano letivo de 2016, a pesquisadora e a bibliotecária observaram informalmente o que mais despertava o interesse dos discentes, quando eles estavam em momentos de lazer na ambiência de uma escola de Ensino Fundamental da Prefeitura de Vitória/ES.  Assim, nossa proposta foi norteada em uma pesquisa ação e a turma escolhida para análise foi a do 5º ano. O embasamento teórico da pesquisa foi ancorado na perspectiva de colaboração de Montiel Overall (2005) e Snyder (2011) no contexto dos fragmentos felizes da escola. Resultado: Foi evidenciado uma diferenciação da rotina na forma de fazer pesquisa dado a frequência dos alunos no contraturno na biblioteca. Conclusão: O nível de colaboração do bibliotecário ocorreu no Modelo D, o Currículo Integrado, segundo taxonomia de Montiell-Overal (2005).] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Este estudo tem como objetivo mostrar quais são os impactos sofridos por participantes de um curso de iniciação à Competência em Informação no formato EaD. Além disso, revela qual a visão dos respectivos participantes sobre o curso, trazendo prenúncios sobre como viabilizar um curso de Competência em Informação básico, sem custos diretos, utilizado mão de obra reduzidíssima, carga horária baixa, capaz de elevar o nível de Competência em Informação dos seus participantes. O método adotado para realização da pesquisa foi o experimental e para tanto o estudo contou com 3 grupos aleatórios de 43 voluntários: sendo um grupo experimental e outros dois de controle, totalizando 129 participantes. A pesquisa se desenvolveu em 4 etapas: pesquisa para elaboração do curso; construção do Ambiente Virtual de Aprendizagem; tutoria e execução do curso; e utilização grupos de controles. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários baseados em cenários, nos quais os participantes da pesquisa tinham suas Competências em Informação testadas antes e depois do procedimento de intervenção,. Também foi utilizado um terceiro questionário de avaliação do curso para que os participantes expusessem suas respectivas opiniões sobre o Curso de Iniciação a Competência em Informação. Os resultados do desenho pré-experimental mostraram, por meio do teste de t de hipóteses, que não houve uma diferença significativa com relação à média do grupo, sendo 6,3 antes do experimento e 6,7 após o experimento, sendo estas médias estatisticamente iguais. No entanto, foram encontradas quantidades expressivas de notas mais altas após o tratamento de intervenção. Nos outros desenhos experimentais todos os índices utilizados nas estatísticas descritivas (moda, mediana, desvio padrão, variância, amplitude) e inclusive a distribuição de frequências, apontaram para a superioridade das notas do grupo experimental em todos os cenários. Por fim, concluiu-se que foi possível desenvolver um formato de Programa de Iniciação a Competência em Informação capaz elevar o nível de Competência em Informação dos seus participantes, resultado este confirmado não só pelas notas dos cursistas, mas também pela visão positiva demonstrada pelos mesmos.Palavras-chave: Competência em informação. EaD. Ambientes virtuais de aprendizagem.Link: http://inseer.ibict.br/ancib/index.php/tpbci/article/view/248/328] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Introduction: It addresses the importance of collaborative work, each time more essential in the educational work of the librarian. Objective: analyze how collaboration between the teacher and the librarian occurs the six-month period of the 2016 school year. Methodology: The researcher and the librarian, observed, informally, what most excited the interest of the students when they were in moments of leisure in the environment of a primary school of the City of Vitória / ES. Our proposal was guided by the main objective of working about the collaboration between the teacher and the librarian using music as a key element. The group chosen for analysis was students of the 5th grade. The theoretical basis of the research was anchored in the collaboration perspective of Montiel Overall (2005) and Snyder (2011) in the context of the happy fragments of the school. Results: a differentiation of the routine in the form of doing research given the frequency of the students in different study shift, in the library was evidenced Conclusions: that the level of collaboration of the librarian occurred in Model D, the Integrated Curriculum, according to Montiell-Overal´s taxonomy (2005)..] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Introducción: Aborda la importancia del trabajo colaborativo, cada vez más esencial en el trabajo educativo del bibliotecário. Objetivo: Analizar cómo se produce la colaboración entre el maestro y el bibliotecário. Metodología: Durante el período de seis meses del año escolar 2016. El investigador y el bibliotecario, observaron, de manera informal, lo que más entusiasmó el interés de los alumnos cuando se encontraban en momentos de ocio en el entorno de una escuela primaria de la Ciudad de Vitória / ES. Nuestra propuesta se guió por el objetivo principal de trabajar sobre la colaboración entre el docente y el bibliotecario utilizando la música como elemento clave. El grupo elegido para el análisis fue estudiantes de 5 ° grado. La base teórica de la investigación se basó en la perspectiva de colaboración de Montiel Overall (2005) y Snyder (2011) en el contexto de los felices fragmentos de la escuela. Resultados: Se evidenció una diferenciación de la rutina en forma de investigación dada la frecuencia de los estudiantes en diferentes turnos de estudio en la biblioteca. Conclusiones: El nivel de colaboración del bibliotecario ocurrió en el Modelo D, el Currículo Integrado, según la taxonomía de Montiell-Overal (2005).] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.www.uel.br:article/34710] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/34710] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/34710] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.5433/2317-4390.2018v7n2p138] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/34710] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação@Profissões; v. 7, n. 2 (2018); 138–152] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Informação@Profissões; v. 7 n. 2 (2018); 138–152] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2317-4390] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Trabalho colaborativo professor e bibliotecário no desenvolvimento de um projeto: um estudo de caso] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [A utilização do método experimental para o desenvolvimento de competência em informação em ambientes virtuais de aprendizagem] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [The collaborative work teacher and librarian in the development of a project: a case study] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [El de trabajo colaborativo - profesor y bibliotecario en el desarrollo de un proyecto: un estudio de caso] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/34710/24387] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/34710/24387] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://www.pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/34710] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/34710] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/34710/24387] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.www.uel.br:article/34710#00024] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.5433/2317-4390.2018v7n2p138] => 0
                        )

                )

        )

)