Base PQ/CNPq

Imagem do pesquisadore (Lattes)
Rose Marie Santini de Oliveira

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Escola de Comunicação
Formação Acadêmica

Dr.
2008-2011
Universidad Complutense de Madrid
Ciencias de la Información

Dr.
2006-2010
Universidade Federal Fluminense
Ciências da Informação

M.e
2002-2004
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Comunicação

Grad.
1998-2001
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Comunicação Social
Produção Científica
41
ARTIGOS
0
ARTIGOS RESUMO
6
LIVROS
12
CAPÍTULOS
26
ANAIS
Produção Tecnológica
0
PATENTES
0
SOFTWARES
2
BOLSAS PQ
Orientações
87
GRADUAÇÃO
17
IC/IT
13
MESTRADO
3
DOUTORADO
3
POS-DOUT.
1
OUTROS
Produção Artistica
0
Produção Artística

Artigos

  1. FITZGERALD, James; OLIVEIRA, Rose Marie Santini de; SALLES, Debora. The extraction ideology: Brazilian pro-agribusiness propaganda in times of climate emergency. CRITICAL STUDIES IN MEDIA COMMUNICATION, 2025
  2. OLIVEIRA, Rose Marie Santini de; GOMES, Débora; LOUREIRO, Marina; LEOPOLDO, Luciane; THIAGO,. Anti-Sustainability Narratives in Chat Apps: What Shapes the Brazilian Far-Right Discussion About Socio-Environmental Issues on WhatsApp and Telegram. Journalism And Media, v. 6, 2025
  3. DÉBORA,; OLIVEIRA, Rose Marie Santini de; PRISCILA,; LORENA,; CHARBELLY,. There?s No Smoke Without Fire: Legacy Media and Junk News Discourses on the Amazon Fires. Journalism Practice, v. 1, 2025
  4. DÉBORA,; MATTOS, Bruno Maurício; OLIVEIRA, Rose Marie Santini de. Deus, Pátria, Família e Liberdade-: a radicalização política no ecossistema de mídia evangélica digital no Brasil. MÍDIA E COTIDIANO, v. 18, 2024
  5. SALLES, Debora; MEDEIROS, Priscila Muniz; MATTOS, Bruno; REGATTIERI, Lorena Lucas; OLIVEIRA, Rose Marie Santini de. Role of social bots in the Brazilian environmental debate:. The International Review of Information Ethics, v. 33, 2024
  6. MEDEIROS, Priscila Muniz; SALLES, Debora; MAGALHÃES, Thamyres; MELO, Bianca; OLIVEIRA, Rose Marie Santini de. Greenwashing e Desinformação: A Publicidade Tóxica do Agronegócio Brasileiro nas Redes. COMUNICAÇÃO E SOCIEDADE, v. 45, 2024
  7. OLIVEIRA, Rose Marie Santini de; SALLES, Debora; MATTOS, Bruno; MOREIRA, Alekis de Carvalho; HADDAD, João Gabriel. Seeing through opacity: The limitations of digital ad transparency in Brazil. COMMUNICATIONS OF THE ACM, v. 1, 2024
  8. JAMES,; D., Ayse; DEBORA,; OLIVEIRA, Rose Marie Santini de. Heaven Holds a Place for Those Who Pray: Instrumentalizing Religion and Disinformation the 2022 Brazilian and 2023 Turkish Presidential Campaigns. International Journal of Press-Politics, v. 1, 2024
  9. OLIVEIRA, Rose Marie Santini de; DÉBORA,; HADDAD, João Gabriel. SEXUALIDADE EM DISPUTA - o direcionamento de anúncios nas redes da Meta sobre a comunidade LGBTQIAP+ durante as eleições de 2022. P2P & INOVAÇÃO, v. 11, 2024
  10. SALLES, Debora; OLIVEIRA, Rose Marie Santini de; BARROS, Carlos Eduardo. The Far-Right Smokescreen: Environmental Conspiracy and Culture Wars on Brazilian YouTube. SOCIAL MEDIA + SOCIETY, v. 9, 2023
  11. OLIVEIRA, Rose Marie Santini de; SALLES, Debora; MATTOS, Bruno. Recommending instead of taking down: YouTube hyperpartisan content promotion amid the Brazilian general elections. POLICY & INTERNET, v. 15, 2023
  12. OLIVEIRA, Rose Marie Santini de; DÉBORA,; EDUARDO, Carlos. We love to hate George Soros: A cross-platform analysis of the Globalism conspiracy theory campaign in Brazil. Convergence-The International Journal of Research into New Media Technologies, v. 29, 2022
  13. OLIVEIRA, Rose Marie Santini de; BARROS, Carlos Eduardo. Negacionismo climático e desinformação online: uma revisão de escopo. LIINC EM REVISTA, v. 18, 2022
  14. OLIVEIRA, Rose Marie Santini de; SALLES, Debora; TUCCI, Giulia. When Machine Behavior Targets Future Voters: The Use of Social Bots to Test Narratives for Political Campaigns in Brazil. International Journal of Communication, v. 15, 2021
  15. OLIVEIRA, Rose Marie Santini de; SALLES, Debora; TUCCI, Giulia; ESTRELLA, Charbelly. A militância forjada dos bots: A campanha municipal de 2016 como laboratório eleitoral. Lumina, v. 15, 2021
  16. OLIVEIRA, Rose Marie Santini de; SALLES, Debora; BARROS, Carlos Eduardo; ESTRELLA, Charbelly; OROFINO, Daniela. Bots as online impersonators. The International Review of Information Ethics, v. 30, 2021
  17. OLIVEIRA, Rose Marie Santini de; SALLES, Debora; TUCCI, Giulia; FERREIRA, Fernando; GRAEL, Felipe. Making up audience: media bots and the falsification of the public sphere. Communication Studies, v. 71, 2020
  18. OLIVEIRA, Rose Marie Santini de; SALLES, Debora. O impacto dos algoritmos no consumo de música: uma revisão sistemática de literatura. SIGNOS DO CONSUMO, v. 12, 2020
  19. OLIVEIRA, Rose Marie Santini de; CARVALHO, Hanna. The rise of participatory despotism: a systematic review of online platforms for political engagement. Journal of Information, Communication & Ethics in Society, v. 17, 2019
  20. OLIVEIRA, Rose Marie Santini de; HANNA,. Plataformas online de participação cidadã: meta-síntese e avaliação crítica de seus impactos sociais e políticos. COMUNICAÇÃO E SOCIEDADE, v. 36, 2019
  21. OLIVEIRA, Rose Marie Santini de. Recommender systems as ?tastemakers?: Collaborative filtering as a market strategy for online cultural products. OBSERVATORIO (OBS*), v. 2, 2018
  22. OLIVEIRA, Rose Marie Santini de; AGOSTINI, Larissa; BARROS, Carlos Eduardo; SILVA, Danilo Carvalho; REZENDE, Rafael Centeno de; SALLES, Debora; SOARES, Kenzo; TERRA, Camyla; TUCCI, Giulia. Software Power as Soft Power. A Literature Review on Computational Propaganda Effects in Public Opinion and Political Process. Partecipazione E Conflitto, v. 11, 2018
  23. SALLES, Debora; OLIVEIRA, Rose Marie Santini de. The social capital structure in the contemporary fine arts field: the legitimation and prestige logics in the Power 100 ego networks. P2P & INOVAÇÃO, v. 2, 2016
  24. MIRANDA, Gustavo; OLIVEIRA, Rose Marie Santini de; ALMEIDA, Jorge Calmon de. Use of social network to support visually impaired people: A Facebook case study. Transinformacao, v. 28, 2016
  25. OLIVEIRA, Rose Marie Santini de. Redes de inovação tecnológica: o desafio do conhecimento e do aprendizado para o desenvolvimento sustentável. Informação & Informação (UEL. Online), v. 21, 2016
  26. OLIVEIRA, Rose Marie Santini de. Mediação digital e redes sociais: Os sistemas de recomendação na internet e suas consequências para o consumo cultural. Eco Digital, v. 1, 2016
  27. OLIVEIRA, Rose Marie Santini de; TERRA, Camyla; ALMEIDA, Alda R.. FEMINISMO 2.0: A MOBILIZAÇÃO DAS MULHERES NO BRASIL CONTRA O ASSÉDIO SEXUAL ATRAVÉS DAS MÍDIAS SOCIAIS (#PRIMEIROASSEDIO). P2P & INOVAÇÃO, v. 3, 2016
  28. OLIVEIRA, Rose Marie Santini de; CAMELIER, Joana. Devir mulher, sexualidade e subjetividade: aproximações entre Deleuze & Guattari e Pierre Bourdieu sobre a construção social dos corpos. Revista Ártemis, v. XIX, 2015
  29. OLIVEIRA, Rose Marie Santini de; CALVI, Juan C.. O consumo audiovisual e suas lógicas sociais na rede. Comunicação, Mídia e Consumo (São Paulo. Impresso), v. 10, 2013
  30. OLIVEIRA, Rose Marie Santini de. As dimensões sociais dos gêneros musicais: porque os sistemas de classificação comercial e não comercial variam. Transinformação, v. 25, 2013
  31. OLIVEIRA, Rose Marie Santini de. Collaborative classification of popular music on the internet and its social implications. OCLC Systems & Services, v. 27, 2011
  32. OLIVEIRA, Rose Marie Santini de. A Arte do avesso: a função da denegação econômica no mercado Artístico e as novas formas de recomendação e mediação cultural na internet. Eptic (UFS), v. 13, 2011
  33. OLIVEIRA, Rose Marie Santini de; LIMA, Clovis. Música e Cibercultura. Revista FAMECOS (Impresso), v. 40, 2009
  34. OLIVEIRA, Rose Marie Santini de; LIMA, Clovis. A Biblioteca Virtual de Música da UFSC na Rede de Pontos de Cultura. Música Hodie, v. Vol. 9, 2009
  35. OLIVEIRA, Rose Marie Santini de; LIMA, Clovis. Produção Colaborativa de Softwares Livres: trabalho e tecnologia na sociedade da informação. Informação & Sociedade (UFPB. Impresso), v. 18, 2008
  36. DE, Clóvis Montenegro; OLIVEIRA, Rose Marie Santini de. Copyleft e licenças criativas de uso de informação na sociedade da informação. Ciência da Informação (Impresso), v. 37, 2008
  37. LIMA, Clóvis Ricardo Montenegro de; OLIVEIRA, Rose Marie Santini de. Trabalho imaterial, compartilhamento de informação e produção colaborativa na sociedade da informação 10.5007/1518-2924.2007v12n23p113. Encontros Bibli, v. 12, 2007
  38. OLIVEIRA, Rose Marie Santini de; LIMA, Clovis. Código aberto e produção colaborativa nos pontos de Cultura. Contemporanea (UFBA. Online), v. 5, 2007
  39. OLIVEIRA, Rose Marie Santini de; LISBOA, Armando M.; LIMA, Clovis. A economia da dádiva na sociedade da informação. Comunicação e Espaço Público (UnB), v. Ano X, 2007
  40. OLIVEIRA, Rose Marie Santini de. Poder econômico e direito autoral da música na internet: por um debate mais democrático. UNIrevista (UNISINOS), v. 1, n. 3, 2006
  41. OLIVEIRA, Rose Marie Santini de; LIMA, Clovis. 'Creative Commons' e produção cultural colaborativa no Brasil. Comunicação e Espaço Público (UnB), v. Ano IX, 2006

Resumo de Artigos

    Livros

    1. OLIVEIRA, Rose Marie Santini de; SALLES, Debora; MATTOS, Bruno; SANCHOTENE, Nicole; BELIN, Luciane. Atingidos pelas redes sociais: os impactos da indústria da desinformação nos consumidores brasileiros. , v. 1, p. 303, 2025
    2. OLIVEIRA, Rose Marie Santini de. O algoritmo do gosto: os sistemas de recomendação online e seus impactos no mercado cultual - Volume 1. , v. 2, p. 271, 2020
    3. OLIVEIRA, Rose Marie Santini de. O algoritmo do gosto: tecnologias de controle, contagio e curadoria de si - Volume 2. , v. 2, p. 249, 2020
    4. OLIVEIRA, Rose Marie Santini de; LIMA, Clovis. Produção colaborativa na Sociedade da Informação. , v. 1, 2008
    5. OLIVEIRA, Rose Marie Santini de. Admirável chip novo: a música na era da internet.. , p. 214, 2006
    6. OLIVEIRA, Rose Marie Santini de; LIMA, Clovis. MP3: Música, Comunicação, e Cultura. , 2005

    Capítulos de Livros

    1. OLIVEIRA, Rose Marie Santini de; DÉBORA,. Brazil's Far-Right 'Media Literacy' Campaign. , v. 1, 2024
    2. OLIVEIRA, Rose Marie Santini de; SALLES, Debora. Bots. , v. 1, 2022
    3. OLIVEIRA, Rose Marie Santini de; SALLES, Debora; REGATTIERI, Lorena Lucas; BARROS, Carlos Eduardo. Computational Propaganda Effects. , v. 1, 2022
    4. OLIVEIRA, Rose Marie Santini de; TUCCI, Giulia; SALLES, Debora; ALMEIDA, Alda R.. Do you believe in fake after all? WhatsApp Disinformation Campaign during the Brazilian 2018 Presidential Election. , 2021
    5. OLIVEIRA, Rose Marie Santini de. A industria da desinformação: fabrica de mentiras, ad-techs e as novas formas de resistencia. , v. 1, 2021
    6. OLIVEIRA, Rose Marie Santini de. Máquinas de opinião: propaganda computacional, contágio e desinformação nas redes sociais. , v. 1, 2021
    7. OLIVEIRA, Rose Marie Santini de; DANILO,; T?LIO,; RAFAEL,; CAMYLA,; HELO?SA,; KENZO,; DE, Marcela; CLARA,. Media and mediators in contemporary protests: Headlines and hashtags in the june 2013 in Brazil. , v. 13, 2017
    8. OLIVEIRA, Rose Marie Santini de. O papel da mídia e dos mediadores nos protestos de junho de 2013 no Brasil. , 2016
    9. OLIVEIRA, Rose Marie Santini de; CALVI, Juan C.. La Cultura de Internet. , 2011
    10. OLIVEIRA, Rose Marie Santini de; SOUZA, Rosali Fernandez de. Recuperação da Informação em Música: tendências e desafios de pesquisa para a Ciência da Informação. , 2009
    11. CALVI, Juan C.; OLIVEIRA, Rose Marie Santini de. España: el creciente negocio de la música on-line. , 2009
    12. OLIVEIRA, Rose Marie Santini de. Propriedade intelectual da música on-line: conflitos entre cultura e mercado. , 2006

    Eventos

      Resumo

      1. SALLES, Debora; MEDEIROS, Priscila Muniz; OLIVEIRA, Rose Marie Santini de; BARROS, Carlos Eduardo. Environmental smokescreen: an analysis of conspiratorial plots in Brazilian YouTube. , v. 1, n. 1, 2022
      2. OLIVEIRA, Rose Marie Santini de. Novos mediadores do consumo cultural na Internet: o mercado emergente dos Sistemas de Recomendação de música online. , 2013

      Completo

      1. DEBORA,; MATTOS, Bruno; OLIVEIRA, Rose Marie Santini de; CANAVARRO, Marcela. UNFAIR PLAY: DIGITAL PLATFORM'S ABUSE OF POWER TO INFLUENCE BRAZILIAN POLICY AGENDA. , 2024
      2. CIODARO, Tiago; CARMO, Vitor do; FERREIRA, Fernando; GRAEL, Felipe; SALLES, Debora; OLIVEIRA, Rose Marie Santini de. Visual Social Network Analysis Based on Deep-Walk Graph-Embeddings and Self-Organizing Maps. , v. 13, 2024
      3. MEDEIROS, Priscila Muniz; DÉBORA,; LOUREIRO, Marina; OLIVEIRA, Rose Marie Santini de. DESINFORMAÇÃO SOCIOAMBIENTAL COMO FERRAMENTA DE PROPAGANDA: Uma análise multiplataforma sobre a crise humanitária Yanomami. , 2023
      4. DÉBORA,; OLIVEIRA, Rose Marie Santini de; MEDEIROS, Priscila Muniz. Bots como ferramenta de propaganda permanente: uma análise longitudinal da atuação de contas automatizadas no Twitter brasileiro. , v. 1, n. 1, 2022
      5. OLIVEIRA, Rose Marie Santini de; SALLES, Debora; TUCCI, Giulia. Bots e redes sociais: uma revisão de literatura sobre propaganda computacional e seu impacto na política.. , 2019
      6. MOREIRA, Martha Maria Braga Neiva; OLIVEIRA, Rose Marie Santini de. A relação entre enunciados e visibilidades na pesquisa sobre aborto no Brasil: onde estão as palavras e as coisas?. , v. 1, n. 1, 2016
      7. OLIVEIRA, Rose Marie Santini de; REZENDE, Rafael Centeno de; SILVA, Danilo Carvalho; TERRA, Camyla; MUNDT, Heloisa Traiano; SOARES, Kenzo; ORLANDIS, Marcela; BRASIL, Tulio; RESCALA, Clara. O 'tipping point' dos protestos de junho de 2013 no Brasil: uma análise do papel das velhas e das novas mídias na política hoje. , 2015
      8. CALVI, Juan C.; OLIVEIRA, Rose Marie Santini de. Música y Audiovisual en Internet: hacia la configuración de nuevos hábitos de creación, difusión y consumo cultural en red. , 2010
      9. OLIVEIRA, Rose Marie Santini de; SOUZA, Rosali Fernandez de. Classificação Colaborativa de conteúdos não-textuais na Internet: as novas formas de mediação e organização da informação da música através da folksonomia. , 2010
      10. OLIVEIRA, Rose Marie Santini de; SOUZA, Rosali Fernandez de; CALVI, Juan C.. A organização do consumo de música na Internet através da classificação do gosto cultural: estudo de caso do Sistema de Recomendaçao Last.Fm.. , v. 1, 2009
      11. OLIVEIRA, Rose Marie Santini de. Las Licencias Creativas en la Sociedad de la Información, Nuevas formas colaborativas de producción de información en Internet. , 2008
      12. LIMA, Clóvis Ricardo Montenegro de; OLIVEIRA, Rose Marie Santini de; LISBOA, Armando M.. Trabalho imaterial, produção colaborativa e economia da dádiva na sociedade da informação. , 2007
      13. LIMA, Clovis; OLIVEIRA, Rose Marie Santini de. Compartilhamento de informação e produção colaborativa no capitalismo informacional. , v. 2, 2007
      14. OLIVEIRA, Rose Marie Santini de. Recuperação da Informação da Música. , 2007
      15. OLIVEIRA, Rose Marie Santini de; LIMA, Clovis. Licenças criativas de uso da informação nas redes de compartilhamento. , 2007
      16. OLIVEIRA, Rose Marie Santini de. Tecnologia, compartilhamento de informação e trabalho cooperativo. , 2007
      17. OLIVEIRA, Rose Marie Santini de. Informação e processos de produção colaborativa nos pontos de cultura. , 2007
      18. OLIVEIRA, Rose Marie Santini de; LIMA, Clovis. Compartilhamento de informacao, licenca criativa e producao colaborativa.. , 2006
      19. OLIVEIRA, Rose Marie Santini de; LIMA, Clovis. Música e Cibercultura. , 2006
      20. OLIVEIRA, Rose Marie Santini de; LIMA, Clovis. O uso do Creative Commons no compartilhamento de música na internet.. , 2006
      21. OLIVEIRA, Rose Marie Santini de; LIMA, Clovis. Creative Commons e a produção cultural solidária no Brasil. , 2006
      22. OLIVEIRA, Rose Marie Santini de; LIMA, Clovis. Produção de música na era das novas tecnologias e da internet. , 2005
      23. OLIVEIRA, Rose Marie Santini de. Download de música e direito autoral na era da Internet: debates sobre a propriedade intelectual no Brasil. , 2005
      24. OLIVEIRA, Rose Marie Santini de; LIMA, Clovis. Difusão musical e sonora na era das novas tecnologias e da internet. , 2005

      Bolsa PQ

      CNPq
      Bolsista Produtividade em Pesquisa PQ2 (2023)

      UFRJ - 01/03/2023 - 31/07/2026

      CNPq
      Bolsista Produtividade em Pesquisa PQ2 (2023)

      UFRJ - 01/03/2023 - 31/07/2026

      Artística