Array
(
    [0] => stdClass Object
        (
            [journal] => stdClass Object
                (
                    [id_jnl] => 8
                )

        )

    [1] => stdClass Object
        (
            [section] => stdClass Object
                (
                    [section] => 143
                )

        )

    [2] => stdClass Object
        (
            [title] => Array
                (
                    [0] => Innovation trends in school libraries: emerging trends to reframe these spaces@en
                    [1] => Tendências de inovação em bibliotecas escolares: vertentes emergentes para ressignificar esses espaços@pt
                )

        )

    [3] => stdClass Object
        (
            [abstract] => Array
                (
                    [0] => A implementação de práticas inovadoras em espaços escolares é um movimento necessário para acompanhar as necessidades da sociedade contemporânea, que, mesmo com desigualdades, encontra-se cada vez mais imersa num universo de tecnologias. Este trabalho investiga tendências de inovação em bibliotecas escolares, com foco em novas mídias e espaços de criação colaborativos. Teve como objetivos mapear quais as práticas de inovação têm sido implementadas nas bibliotecas escolares brasileiras e de que forma os conceitos de makerspace, hackerspace e centro de recursos têm sido incorporados pelas instituições escolares. Foi realizado ummapeamento sistemático de literatura, contemplando artigos, publicações em conferências ou resumos expandidos revisados por pares, além de teses e dissertações, publicados entre os anos 2000 e 2020, em português. Como resultado final, obteu-se um escopo de 8 trabalhos que se enquadraram aos critérios de inclusão. As publicações indicaram o makerspacecomo uma tendência promissora de inovação em bibliotecas escolares e um importante recurso ao processo pedagógico, bem como o Centro de Recursos de Aprendizagem que se propõe a compor o planejamento e objetivos do sistema educativo.Os trabalhos apontam que para uma incorporação efetiva desses conceitos se faz necessário uma flexibilização do currículo, um processo de conscientização da comunidade escolar e a qualificação dos profissionais bibliotecários. Conclui-se que essa é uma área ainda pouco desenvolvida em espaços escolares no Brasil, mas, que já se mostra com exemplos efetivos em algumas instituições.@pt
                    [1] => The implementation of innovative practices in school spaces is a necessary movement to follow the needs of contemporary society, which, even with inequalities, is increasingly immersed in the universe of technologies. This project investigatesinnovation trends in school libraries, focusing on new media and collaborative creative spaces. It aimed to map whichinnovation practices have been implemented in Brazilian school libraries and how the concepts of makerspace, hackerspace and resource center have been incorporated by school institutions. The project is based on a systematic mapping of literature, including articles, publications in reports or expanded abstracts peer-reviewed, in addition to theses and dissertations, published between the years 2000 and 2020, in Portuguese. As a final result, a scope of 8 projects was obtained that met the inclusion criteria. The publications indicated themakerspace as a promising trend for innovation in school libraries and an important resource for the pedagogical process, as well as the Learning Resources Center that aims to compose the planning and objectives of the educational system. The projects show that for an effective incorporation of concepts, it is necessary to make the curriculum more flexible, a process of raising awareness among the school community and qualifying librarian professionals. It is concluded that this area is still underdeveloped in school spaces in Brazil, but that it is already showing effective processes in some institutions.@en
                )

        )

    [4] => stdClass Object
        (
            [author] => Array
                (
                    [0] => Gabriela Barbosa Carneiro
                    [1] => Tel Amiel
                )

        )

    [5] => stdClass Object
        (
            [subject] => Array
                (
                    [0] => School library@en
                    [1] => Innovation@en
                    [2] => Makerspace@en
                    [3] => Hackerspace@en
                    [4] => Resource center@en
                    [5] => Biblioteca escolar@pt
                    [6] => Inovação@pt
                    [7] => Makerspace@pt
                    [8] => Hackerspace@pt
                    [9] => Centro de recursos@pt
                )

        )

    [6] => stdClass Object
        (
            [source] => stdClass Object
                (
                    [vol] => 8
                    [nr] => 1
                    [year] => 2022
                    [theme] => 
                )

        )

    [7] => stdClass Object
        (
            [datePub] => Array
                (
                    [0] => 2022-01-28
                )

        )

    [8] => stdClass Object
        (
            [DOI] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [type] => DOI
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => 10.11606/issn.2238-5894.berev.2022.186748
                                )

                        )

                )

        )

    [9] => stdClass Object
        (
            [http] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://www.revistas.usp.br/berev/article/view/186748
                                )

                        )

                    [1] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://www.revistas.usp.br/berev/article/view/186748/179667
                                )

                        )

                )

        )

    [10] => stdClass Object
        (
            [language] => Array
                (
                    [0] => pt
                )

        )

    [11] => stdClass Object
        (
            [license] => Array
                (
                    [0] => Copr
                    [1] => http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
                )

        )

)