Array
(
    [responseDate] => 2023-12-18T09:35:34Z
    [request] => https://www.revistas.usp.br/berev/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:revistas.usp.br:article/173203
                            [datestamp] => 2021-06-21T13:26:14Z
                            [setSpec] => berev:ART
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Array
                                        (
                                            [0] => O papel da mediação da informação na biblioteca escolar
                                            [1] => The role of the information mediation in the school library
                                        )

                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Correia, Erica Mariza
                                            [1] => Belchior, Cleide Aparecida Freires
                                            [2] => Fialho, Janaina Ferreira
                                        )

                                    [subject] => Apropriação do conhecimento. Disseminação de saberes. Espaço das bibliotecas. Mediação da informação.
                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => Esta pesquisa abordou o papel do bibliotecário no que tange a mediação da informação no ambiente da biblioteca escolar por meio de uma revisão narrativa de literatura. Parte da compreensão de que para que esse processo se desenvolva é necessário o apoio do profissional mediador da informação, assim como de espaços disponíveis para a ampliação e disseminação de saberes por meio da apropriação da informação. Para tanto, tem como objetivo geral avaliar o papel da mediação da informação na biblioteca escolar e abordar alguns temas como o papel da informação na sociedade da informação e do conhecimento; mediação e apropriação da informação no campo da Ciência da Informação e bibliotecas escolares como dispositivos informacionais. A metodologia utilizada foi a revisão narrativa de literatura, caracterizando-se como pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa. Observou-se que o papel da mediação da informação produz maior eficácia com o auxílio de um profissional da informação, além disso, o acesso à informação e ampliação do conhecimento nesses espaços de saberes proporcionam maiores habilidades e competências nos sujeitos, utilizando-se da teoria da competência informacional. Sendo assim, a mediação da informação ocorre com a interferência desse profissional, seja nas trocas de ideias, na interação social, no compartilhamento de informações, com a participação ativa de sujeitos protagonistas, ou no processo de busca por aprendizados contínuos. O profissional da informação poderá fazer a diferença ao interferir ampliando o acesso, facilitando a apropriação e situando a biblioteca escolar como espaço de construção de significados e compartilhamento de saberes que geram conhecimentos produtivos.
                                            [1] => This research addresses the role of the librarian in terms of information mediation in the school library environment through a narrative literature review. It assumes that this process can only take place with the necessary support from the professional mediator of information, and with the spaces available for the expansion and dissemination of knowledge through the appropriation of information. To this end, its general objective is to evaluate the role of information mediation in the school library and to address some topics, such as the role of information in the information and knowledge society; mediation and appropriation of information in the field of Information Science; and school libraries as informational devices. The methodology used was literature review, characterized as a bibliographic research, of qualitative nature. It was observed that the role of mediation of information produces greater effectiveness with the help of an information professional; in addition, access to information and expansion of knowledge in these spaces provide greater skills in the subjects, according to information literacy theory. Thus, mediation of information occurs with this professional’s interference, whether in the exchange of ideas, in social interaction, in the sharing of information, with the active participation of protagonist subjects, or in the search for continuous learning. The information professional can make a difference by expanding access, facilitating appropriation and placing the school library as a space for the construction of meanings and the sharing of productive knowledge.
                                        )

                                    [publisher] => Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
                                    [date] => 2021-06-21
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://www.revistas.usp.br/berev/article/view/173203
                                            [1] => 10.11606/issn.2238-5894.berev.2021.173203
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Biblioteca Escolar em Revista; v. 7 n. 2 (2021); 102-121
                                            [1] => 2238-5894
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://www.revistas.usp.br/berev/article/view/173203/171855
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2021 Erica Mariza Correia, Cleide Aparecida Freires Belchior, Janaina Ferreira Fialho
                                            [1] => http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)