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                                    [title] => Informação, patrimônio e memória institucional: a experiência do Curso de Especialização em Cultura e Arte Barroca em Ouro Preto
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                                    [description] => Este artigo corresponde ao resultado parcial da pesquisa e análise sobre o Curso de Especialização em Cultura e Arte Barroca (CECAB), oferecido pela Universidade Federal de Ouro Preto. O aporte teórico foi fundamentado em três pilares: a questão conceitual de Patrimônio e Cultura Barroca, fundamental para o entendimento do objeto da pesquisa, a constituição da Memória, enquanto espaço de sedimentação do saber da Ciência da Informação, enquanto espaço de construção e interlocução das narrativas de memória. No recorte aqui apresentado o objetivo consistiu em investigar, analisar e elucidar as informações sobre o acervo de monografias de conclusão de curso produzidas pelos alunos, com vistas a apreender o seu papel e contribuição enquanto instância educativa e de produção de conhecimentos na temática do patrimônio cultural. A metodologia consistiu na identificação das monografias e de seus autores, no estudo da abrangência temática dos assuntos pesquisados e a investigação sobre as dissertações, teses e livros que tiveram as suas origens a partir de pesquisas iniciadas na elaboração das monografias. Os resultados mostraram que o curso produziu 200 monografias com abordagens diversas sobre a cultura e arte do Período Colonial brasileiro, sendo que 36 delas tiveram continuidade como pesquisa de mestrado, doutorado ou publicação de livro. A pesquisa evidenciou a relevância do CECAB para a formação de especialistas e na produção de conhecimento científico sobre o patrimônio cultural brasileiro, contribuindo para ampliar as reflexões neste campo específico.
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                                    [rights] => Copyright (c) 2017 Neide Nativa, Alcenir Soares dos Reis
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