Array
(
    [responseDate] => 2023-12-18T09:24:52Z
    [request] => https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:periodicos.ufpb.br:article/4907
                            [datestamp] => 2018-05-08T12:14:38Z
                            [setSpec] => biblio:RP
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Array
                                        (
                                            [0] => Dissonance and asymmetries in knowledge production of researchers from UFPB: (in) visible themes about black people
                                            [1] => DISSONÂNCIAS E ASSIMETRIAS NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA UFPB: (IN)VISIBILIDADE  DE TEMAS SOBRE NEGROS (AS)
                                        )

                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Aquino, Mirian de Albuquerque
                                            [1] => Santana, Sérgio Rodrigues
                                            [2] => Silva, Leyde Klébia Rodrigues da
                                            [3] => Silva Júnior, Jobson Francisco da
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => The issues of interest of black population walks slowly in the knowledge production of researchers of post-graduate public universities, and result in a poor historiography about brazilian black man/woman, raising new studies and  research that reveals the state of the art doing science so invisible. The literature adopted permitted an understanding that the thinking academic continues crystallized in the gestures of domination of the white elite in the name of a universality that distorts the image of  black man/woman and refuses to include its history, memory and culture as a relevant knowledge and contributory to the formation of Brazilian society. The article aims specific objective to identify the frequency themes worked about black man/woman in the knowledge production of  researchers from the post-graduate of the Federal University of Paraíba, taking as the empirical field the database Curriculum Lattes - CNPq. Methodologically, we adopted a qualitative approach according to which researcher is inserted  into context to understand the meanings produced, and illustrated the results with the quantitative approach. The research instruments used consisted of worksheets and tables for data collection, categorization and its elaboration of categories. The technique of critical analysis used to conclude that the process of exclusion of black population in the production of knowledge in universities is not distance from the context of the last century, where the individual and collective memory about black man/woman was, at times, erased and also it considered low in the production of science based on Eurocentric model. Currently, this science is nurtured by elements as choices and decisions discriminatory causing t he knowledge of the black population to become (in)visible in the production of knowledge from universities
                                            [1] => As pesquisas sobre a temática étnico-racial caminham lentamente em todas as áreas do conhecimento, implicando em uma bibliografia insuficiente e mantida longe da inclusão de grupos socialmente vulneráveis, e de modo específico, o (a) negro (a) africano (a) e afrodescendente. O projeto de pesquisa Memória da Ciência: a (in) visibilidade de negros/as na produção do conhecimento da Universidade Federal da Paraíba se configura como uma possibilidade de minimizar a (in) visibilidade dessa população nessa produção de conhecimento que tende para o discurso universal/eurocêntrico. Adotamos a abordagem qualitativa e interpretativa, onde o pesquisador (a) está inserido no contexto. Tem como objetivo específico identificar os temas mais trabalhados acerca do (a) negro (a) por meio da busca da informação nos repositórios digitais e. posteriormente, servir para análise dessas informações. O campo empírico da pesquisa foi o Currículo Lattes - CNPq de professores (as) pesquisadores (as) e seis programas de pós-graduação da UFPB. Os dados foram coletados por meio de planilhas e quadros, possibilitando, assim, a compreensão de que o pensamento acadêmico permanece cristalizado, atendendo ainda aos gestos de dominação da elite branca, desconfigurando o (a) negro (a) em sua história e cultura. Concluímos, afirmando que as relações raciais são ainda baseadas nas discriminações, preconceitos e racismos, fazendo com que a memória da ciência dessa instituição torne a população negra (in) visível na produção de conhecimento nessa Sociedade da Informação e do Conhecimento. Assim, o contexto de exclusão onde estamos inseridos não se de distancia do contexto do século passado, onde o (a) negro (a) e sua memória individual/coletiva foram apagados nos processos de criação de uma sociedade baseada no modelo eurocêntrico.
                                        )

                                    [publisher] => Universidade Federal da Paraíba
                                    [date] => 2010-08-01
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/4907
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Biblionline; v.6, n.1, jan./jun. 2010.
                                            [1] => 1809-4775
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/4907/3712
                                    [rights] => Copyright (c) 2017 Mirian de Albuquerque Aquino, Sérgio Rodrigues Santana, Leyde Klébia Rodrigues da Silva, Jobson Francisco da Silva Júnior
                                )

                        )

                )

        )

)