Array
(
    [responseDate] => 2023-12-18T00:01:02Z
    [request] => https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:periodicos.ufsc.br:article/40089
                            [datestamp] => 2020-01-14T09:57:19Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => eb:RES
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Repositório institucional como sistema técnico-social: composição, ambiente e estrutura
                                    [creator] => Silva, Luciana Mara
                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Repositórios institucionais
                                            [1] => Comunicação científica
                                            [2] =>  Acesso aberto
                                            [3] => Sistemismo
                                            [4] => Sistemas de informação
                                        )

                                    [description] => Repositórios institucionais (RIs) são sistemas de informação técnico-sociais que emergem como estratégia do movimento de acesso livre para comunicação científica. O potencial dos RIs ainda é tema de intensa discussão na literatura da área, o que leva à pergunta desta pesquisa: como entender um RI de forma abrangente, não fragmentada? O objetivo foi o de construir uma descrição sistêmica de um RI, caracterizando seus elementos: componentes, itens do entorno e ligações estruturantes. Os procedimentos metodológicos tratam da abstração desses elementos a partir de revisão da literatura e entrevistas com peritos, orientadas pelo modelo de sistema composição-ambiente-estrutura-mecanismo (CESM) de Bunge. É uma pesquisa descritiva e exploratória com abordagem ontológica a partir da filosofia sistêmica de Mario Bunge. Como resultado, apresenta-se a síntese de um modelo de RI genérico, consolidado a partir de modelos parciais relativos aos textos fontes analisados e refinado a partir das entrevistas. O modelo CESM resultante postula-se como uma representação abrangente de RI, que pode favorecer novas pesquisas sobre mecanismos dos RIs – os processos que promovem ou obstruem seu funcionamento.
                                    [publisher] => Departamento de Ciência da Informação – UFSC
                                    [date] => 2015-08-06
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/40089
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; Vol. 20 No. 43 (2015)
                                            [1] => Encontros Bibli: revista electrónica de bibliotecología y ciencias de la información.; Vol. 20 Núm. 43 (2015)
                                            [2] => Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; v. 20 n. 43 (2015)
                                            [3] => 1518-2924
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/40089/29882
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2015 Luciana Mara Silva
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)