Array
(
    [0] => stdClass Object
        (
            [journal] => stdClass Object
                (
                    [id_jnl] => 48
                )

        )

    [1] => stdClass Object
        (
            [section] => stdClass Object
                (
                    [section] => 595
                )

        )

    [2] => stdClass Object
        (
            [title] => Array
                (
                    [0] => Information literacy and combating disinformation during the COVID-19 pandemic: an analysis of the university libraries of health sciences at UFMG@en
                    [1] => Título Padrão: uma análise das bibliotecas universitárias das Ciências da Saúde da UFMG@es
                    [2] => Título Padrão: uma análise das bibliotecas universitárias das Ciências da Saúde da UFMG@fr
                    [3] => Título Padrão: uma análise das bibliotecas universitárias das Ciências da Saúde da UFMG@it
                    [4] => Competência em informação e o combate à desinformação na pandemia de Covid-19: uma análise das bibliotecas universitárias das Ciências da Saúde da UFMG@pt
                )

        )

    [3] => stdClass Object
        (
            [abstract] => Array
                (
                    [0] => During the health crisis experienced from March 2020 onwards, there was a widespread dissemination of false and inaccurate information related to health practices, such as protective measures and vaccination. The following study investigates actions taken during the Covid-19 pandemic by librarians in coping with these events by promoting information literacy. The actions came from academic health sciences libraries, from UFMG. A bibliographical review of theories about disinformation, information literacy and the role of librarians in this context was carried out. Data were collected by a questionnaire presented to library managers. In face of the answers, the content analysis proposed by Bardin (2016) was adopted, in addition to qualitative-quantitative, descriptive and exploratory methodology. It is considered that information literacy was employed with a focus on technical skills. There were challenges perceived by libraries in the transition to the online environment. The actions of the School of Pharmacy Library in promoting information literacy stand out, touching multiple dimensions of the model proposed by Vitorino and Piantola (2011), in addition to the Selective Dissemination of Information of health and social relevance in its social media. Finally, the role of librarians in combating misinformation is highlighted, through actions focused on education, mediation, and dissemination of information, based on information literacy.@en
                    [1] => Durante a crise sanitária vivenciada a partir de março de 2020, verificou-se a disseminação de informações falsas e imprecisas relacionadas às práticas de saúde, como medidas de proteção e a vacinação. O estudo a seguir investiga ações adotadas, durante a pandemia de Covid-19, por bibliotecários, no enfrentamento à desinformação por meio da promoção da competência em informação. Para tanto, tem-se como objeto de pesquisa as bibliotecas universitárias da área de saúde, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A investigação foi conduzida a partir de uma revisão bibliográfica de teorias e hipóteses sobre desinformação, competência em informação e o papel do bibliotecário nesse contexto. Procedeu-se à coleta de dados, via questionário, apresentado aos coordenadores das referidas bibliotecas. Diante das respostas, adotou-se a análise de conteúdo proposta por Bardin (2016), além de metodologia quali-quantitativa, descritiva e exploratória. A investigação constatou que a competência em informação foi empregada com foco em habilidades técnicas diante de um cenário em que as bibliotecas enfrentaram o desafio de transição para o ambiente online. Destacaram-se as ações da Biblioteca da Faculdade de Farmácia na promoção da competência em informação, tangenciando múltiplas dimensões do modelo proposto por Vitorino e Piantola (2011), além da disseminação seletiva de informações de relevância sanitária e social em sua rede de comunicação. Por fim, ressalta-se o papel dos bibliotecários no combate à desinformação, por meio de ações voltadas à educação, mediação e disseminação da informação, fundamentadas na competência em informação.@pt
                )

        )

    [4] => stdClass Object
        (
            [author] => Array
                (
                    [0] => Ana Paula Meneses Alves
                    [1] => Bruno Alvarez Perez Alvarenga
                    [2] => Débora Ferreira de Oliveira
                    [3] => Everton Rafael Caldeira
                    [4] => Luciene Aparecida Costa
                    [5] => Richards Sartori Corrêa
                )

        )

    [5] => stdClass Object
        (
            [subject] => Array
                (
                    [0] => Competência em informação@pt
                    [1] => Desinformação@pt
                    [2] => Bibliotecas universitárias@pt
                    [3] => Bibliotecas universitárias. inovação. mídias sociais. competência em informação. covid-19.@pt
                    [4] => Information literacy@en
                    [5] => Disinformation@en
                    [6] => Academic libraries@en
                )

        )

    [6] => stdClass Object
        (
            [source] => stdClass Object
                (
                    [vol] => 10
                    [nr] => 
                    [year] => 2025
                    [theme] => 
                )

        )

    [7] => stdClass Object
        (
            [datePub] => Array
                (
                    [0] => 2025-12-05
                )

        )

    [8] => stdClass Object
        (
            [DOI] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [type] => DOI
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => 10.36517/ip.v10i.92754
                                )

                        )

                )

        )

    [9] => stdClass Object
        (
            [http] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/92754
                                )

                        )

                    [1] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/92754/252562
                                )

                        )

                )

        )

    [10] => stdClass Object
        (
            [language] => Array
                (
                    [0] => pt
                )

        )

    [11] => stdClass Object
        (
            [license] => Array
                (
                    [0] => Copr
                    [1] => CCBY4.0
                )

        )

)