Array
(
    [responseDate] => 2025-11-21T12:10:28Z
    [request] => https://revista.ibict.br/fiinf/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.revista.ibict.br:article/7810
                            [datestamp] => 2025-11-20T20:09:49Z
                            [setSpec] => fiinf:ART
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Espaços discursivos sobre formação, inclusão e pesquisa-ação em contextos lusófonos
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] =>  Hernandez-Piloto, Sumika Soares de Freitas
                                            [1] => Silva, Rayner Raulino
                                            [2] => Dobrovoski, Marcelo
                                            [3] => Almeida, Mariangela Lima de
                                        )

                                    [subject] => Espaço Discursivo. Jürgen Habermas. Formação de professores. Inclusão escolar.
                                    [description] => Esta investigação considera os discursos dos sujeitos participantes nos Espaços discursivos e formativos sobre formação de professores e inclusão escolar no âmbito das Redes de colaboração estabelecidas entre a universidade, municípios, Estado e as Instituições de Ensino Superior dos países lusófonos (Portugal, Moçambique e Brasil). Utilizamos a pesquisa-ação colaborativo-crítica, para compreender como os Espaços Discursivos e formativos se configuram no contexto coletivo de pesquisa-ação. Nesse processo, inicialmente tomamos os argumentos dos participantes nos momentos de constituição da compreensão da realidade, contextos socioeducacionais, econômicos, político educacional nos planejamentos e realização dos Espaços Discursivos e formativos. Participaram gestores (municipais), estudantes e professores (graduação e pós-graduação), sendo tematizadas a formação, as políticas públicas, a gestão, a inclusão e a pesquisa-ação. É urgente aprofundar os processos de formação de professores e instaurar a cultura da sustentabilidade da vida, ou seja, promover uma releitura de mundo onde à vida em todas suas relações.
                                    [publisher] => IBICT
                                    [date] => 2025-11-20
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => Array
                                        (
                                            [0] => application/pdf
                                            [1] => text/html
                                        )

                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/7810
                                            [1] => 10.21728/logeion.2025v12ne-7810
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Logeion: Filosofia da Informação; Vol. 12 (2025): Edição Especial - Anais do XXI Colóquio Habermas e XII Colóquio de Filosofia da Informação; e-7810
                                            [1] => Logeion: Filosofia da Informação; v. 12 (2025): Edição Especial - Anais do XXI Colóquio Habermas e XII Colóquio de Filosofia da Informação; e-7810
                                            [2] => 2358-7806
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/7810/7611
                                            [1] => https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/7810/7612
                                        )

                                    [rights] => https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
                                )

                        )

                )

        )

)