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                    [0] => Ao analisar as contribuições entre o pensamento de Max Scheler e Jürgen Habermas no âmbito da axiologia, nos propomos a destacar as implicações para o processo educacional, fundamentado em princípios éticos. Inicialmente, apresenta-se a axiologia como campo da filosofia dedicado à investigação da natureza, da hierarquia e do papel dos valores na orientação das escolhas e dos juízos humanos. No desenvolvimento, evidencia-se que Max Scheler, como expoente da fenomenologia, concebe os valores como realidades objetivas apreendidas por meio da intuição — uma forma de conhecimento não mediada pela razão ou pelos sentidos. Tal posição leva Scheler a propor uma hierarquia de valores, que abrange desde os sensíveis e vitais até os espirituais e religiosos. Em contrapartida, Jürgen Habermas, no contexto da teoria crítica, defende que os valores emergem e são validados na interação comunicativa entre sujeitos, fundamentando-se na argumentação racional e dialógica orientada pelo consenso e pela busca de entendimento mútuo. Propomos, ainda, uma possível integração epistemológica dessas abordagens, ao considerar que a ética do discurso e a ação comunicativa podem operar como instrumentos para a efetivação dos valores axiológicos identificados por Scheler. Assim, argumentação e deliberação não se restringem a procedimentos formais, mas abrangem conteúdos materiais tais como amor, justiça, verdade e santidade, articulando racionalidade, sensibilidade, intuição e fé. Neste sentido, compreendemos a educação como formação a partir de uma perspectiva dialógica e dialética, que integra dimensões cognitivas, afetivas, morais, sociais e espirituais dos sujeitos, favorecendo tanto o desenvolvimento individual quanto a transformação social, orientados pelos valores essenciais à existência humana.
 
Palavras Chaves: Educação. Axiologia. Ação Comunicativa. Ética. Epistemologia.@pt
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