Array
(
    [responseDate] => 2025-11-21T12:10:54Z
    [request] => https://revista.ibict.br/fiinf/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.revista.ibict.br:article/7801
                            [datestamp] => 2025-11-20T20:09:49Z
                            [setSpec] => fiinf:ART
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Análise de contexto da política de educação especial na perspectiva inclusiva num contexto local do espirito santo pela via da pesquisa-ação
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Hernandez-Piloto, Sumika Soares de Freitas
                                            [1] => Almeida, Desireé Lima de
                                        )

                                    [subject] => Formação. Racionalidade comunicativa. Pesquisa-ação.
                                    [description] => A presente pesquisa relata a experiência no processo de formação continuada de um município participante no grupo de estudo-reflexão (Almeida, 2016) entre universidade e redes de ensino; a possibilidade entre a colaboração; a pesquisa-ação e a autorreflexão organizada; e ainda, uma breve análise documental das Políticas de Educação Especial na perspectiva inclusiva e da Política de Formação Continuada no município de Vitória, tendo como foco a inclusão escolar das crianças/estudantes público da Educação Especial em contexto, ao promover debates e reflexões sobre as concepções relativas à formação de professores e demais profissionais da educação pela via da pesquisa-ação, considerando a educabilidade das crianças/estudantes público da Educação Especial no período de 2013 a 2020. A partir da pesquisa-ação colaborativo-crítica, aprofundou-se sobre o conceito de racionalidade comunicativa, discurso e esfera pública em Habermas (2012). Como conclusão, destaca-se que nos projetos dos gestores da educação especial, o tema formação de professores emergiu como principal demanda, pois há o reconhecimento da relação intrínseca entre a formação de professores com o desenvolvimento de práticas inclusivas que considerem as especificidades das crianças/estudantes público da Educação Especial.
 
Palavras-chave: Formação. Racionalidade comunicativa. Pesquisa-ação
                                    [publisher] => IBICT
                                    [date] => 2025-11-20
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => Array
                                        (
                                            [0] => application/pdf
                                            [1] => text/html
                                        )

                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/7801
                                            [1] => 10.21728/logeion.2025v12ne-7801
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Logeion: Filosofia da Informação; Vol. 12 (2025): Edição Especial - Anais do XXI Colóquio Habermas e XII Colóquio de Filosofia da Informação; e-780`1
                                            [1] => Logeion: Filosofia da Informação; v. 12 (2025): Edição Especial - Anais do XXI Colóquio Habermas e XII Colóquio de Filosofia da Informação; e-780`1
                                            [2] => 2358-7806
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/7801/7592
                                            [1] => https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/7801/7593
                                        )

                                    [rights] => https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
                                )

                        )

                )

        )

)