Array
(
    [responseDate] => 2025-11-21T12:10:54Z
    [request] => https://revista.ibict.br/fiinf/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.revista.ibict.br:article/7800
                            [datestamp] => 2025-11-20T20:09:50Z
                            [setSpec] => fiinf:ART
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Entre a crise da razão pública e a reinvenção do discurso: a pesquisa-ação e a constituição da identidade docente comunicativa como resistência democrática
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Queiroz, Rafael Carlos
                                            [1] => Almeida, Mariangela Lima de
                                            [2] => Falcão, Gustavo Santana
                                        )

                                    [subject] => Pesquisa-ação crítica. Agir comunicativo. Identidade docente. Discurso. Razão pública.
                                    [description] => Em um cenário atravessado por necrodiscursos, desinformação e ataques à razão pública, este artigo propõe refletir sobre a potencialidade do agir comunicativo, formulado por Jürgen Habermas, como fundamento ético-epistemológico para processos formativos emancipatórios no campo da educação. A partir de uma análise da produção acadêmica em pesquisa-ação desenvolvida em Brasil e Portugal, investigamos como práticas colaborativas e dialógicas, ancoradas em racionalidades comunicativas, podem constituir espaços de formação e resistência à corrosão democrática. Analisamos, especialmente, os argumentos escritos e narrados por autores-pesquisadores que desenvolvem investigações participativas com base na pesquisa-ação colaborativo-crítica, evidenciando os modos pelos quais o discurso — entendido como práxis intersubjetiva — contribui para a constituição da identidade docente comunicativa. Partindo do pressuposto de que o discurso não deve ser apenas diagnóstico da crise, mas ferramenta para sua travessia, argumentamos que a pesquisa-ação, ao instaurar espaços de coautoria e negociação de sentidos entre pesquisadores e participantes, atua como prática política e formativa que reinventa a razão pública a partir da escuta, do reconhecimento mútuo e da construção de consensos provisórios enraizados na experiência vivida. Assim, discutimos o lugar do discurso na formação continuada de profissionais da educação em tempos de exclusões algorítmicas, apontando a pesquisa-ação como via de enfrentamento aos processos de invisibilização e silenciamento simbólico.
 
Palavras-chave: Pesquisa-ação crítica. Agir comunicativo. Identidade docente. Discurso. Razão pública.
                                    [publisher] => IBICT
                                    [date] => 2025-11-20
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => Array
                                        (
                                            [0] => application/pdf
                                            [1] => text/html
                                        )

                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/7800
                                            [1] => 10.21728/logeion.2025v12ne-7800
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Logeion: Filosofia da Informação; Vol. 12 (2025): Edição Especial - Anais do XXI Colóquio Habermas e XII Colóquio de Filosofia da Informação; e-7800
                                            [1] => Logeion: Filosofia da Informação; v. 12 (2025): Edição Especial - Anais do XXI Colóquio Habermas e XII Colóquio de Filosofia da Informação; e-7800
                                            [2] => 2358-7806
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/7800/7590
                                            [1] => https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/7800/7591
                                        )

                                    [rights] => https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
                                )

                        )

                )

        )

)