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                    [0] => Música, memória e mediação: o álbum Warakidzã como instrumento de salvaguarda das tradições do povo Cariri@pt
                    [1] => Music, memory, and mediation: the album Warakidzã as a tool for safeguarding the traditions of the Cariri people@en
                    [2] => WARAKIDZÃ, EL SEÑOR DEL SUEÑO EN LA MEMORIA Y MÚSICA DEL PUEBLO CARIRI@es
                    [3] => WARAKIDZÃ, IL SIGNORE DEL SOGNO NELLA MEMORIA E NELLA MUSICA DEL POPOLO CARIRI@pt
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                    [0] => Considera a utilização da música como instrumento de mediação da informação e recurso para a manutenção de memórias construídas na composição do tecido social nos diferentes espaços e tempos. Objetiva compreender como a música se constitui um elemento de mediação da informação para a salvaguarda de memórias de um grupo social, e tem como objetivos específicos: a) analisar o álbum Warakidzã de Junú, lançado em 2011, como dispositivo de mediação da memória; b) identificar o diálogo entre as canções do álbum Warakidzã e os elementos culturais que representam os povos originários. Realiza pesquisa exploratória, bibliográfica, documental e se utiliza de análise de conteúdo para compreensão dos dados. Revela que, através da oralidade e do imaginário, como elementos de construção da memória de um povo que passou por violências e exclusões históricas e foi marginalizado, a música cantada confronta estigmas, evidencia a beleza cultural e promove a construção de uma memória coletiva.@pt
                    [1] => Entiende el uso de la música como instrumento de mediación de información y recurso para mantener memorias construidas en la composición del tejido social en diferentes espacios y tiempos. Pretende comprender cómo la música constituye un elemento de mediación informativa para salvaguardar las memorias de un grupo social, y sus objetivos específicos son: a) analizar el álbum Warakidzã de Junú, lanzado en 2011, como dispositivo de mediación de la memoria; b) identificar el diálogo entre las canciones del disco Warakidzã y los elementos culturales que representan a los pueblos originarios. Realiza investigaciones exploratorias, bibliográficas y documentales y utiliza análisis de contenido para comprender los datos. Revela que a través de la oralidad y la imaginería, como elementos de construcción de la memoria de un pueblo que ha experimentado violencia y exclusiones históricas y ha sido marginado, la música cantada enfrenta estigmas, resalta la belleza cultural y promueve la construcción de una memoria colectiva.@es
                    [2] => It considers music as an instrument for mediating information and as a resource for sustaining memories that shape the social fabric across different spaces and times. The goal is to understand how music functions as an information mediation element for safeguarding a social group’s memories. Specifically: (a) to analyze Junú’s 2011 album Warakidzã as a memory mediation device; (b) to identify how the album’s songs dialogue with cultural elements representing Indigenous peoples. It conducts exploratory, bibliographic, and documentary research, using content analysis to interpret the data. The study shows that, through orality and imagination—key to building the memory of a people who have endured historical violence, exclusion, and marginalization—sung music challenges stigmas, highlights cultural beauty, and helps forge a collective memory.@en
                    [3] => Comprende l´uso della musica come strumento per mediare informazioni e risorsa per mantenere ricordi costruiti nella composizione del tessuto sociale in spazi e tempi diversi. Si propone di comprendere come la musica costituisca un elemento di mediazione dell´informazione per salvaguardare la memoria di un gruppo sociale, e i suoi obiettivi specifici sono: a) analizzare l´album Warakidzã di Junú, pubblicato nel 2011, come dispositivo di mediazione della memoria; b) individuare il dialogo tra le canzoni dell´album Warakidzã e gli elementi culturali che rappresentano i popoli originari. Esegue ricerche esplorative, bibliografiche e documentarie e utilizza l´analisi del contenuto per comprendere i dati. Rivela che attraverso l’oralità e l’immaginario, come elementi di costruzione della memoria di un popolo che ha sperimentato la violenza e l’esclusione storica ed è stato emarginato, la musica cantata affronta gli stigmi, evidenzia la bellezza culturale e promuove la costruzione di una memoria collettiva.@pt
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