Array
(
    [responseDate] => 2025-11-18T15:30:26Z
    [request] => https://revistas.usp.br/incid/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:revistas.usp.br:article/215857
                            [datestamp] => 2025-11-18T13:57:51Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => incid:ART
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Array
                                        (
                                            [0] => Como educar em informação:  uma proposta teórico-metodológica
                                            [1] => Educating in information: a theoretical–methodological proposal
                                        )

                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Borges, Jussara
                                            [1] => Santos, Melissa Oliveira dos 
                                            [2] => Costa, Bryan Nicollas Soares 
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Educação em informação
                                            [1] => Competências infocomunicacionais
                                            [2] => Pedagogia crítica
                                            [3] => Competência em informação
                                            [4] => Information literacy education
                                            [5] => info-communicational competencies
                                            [6] => critical pedagogy
                                            [7] => information literacy
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => This article proposes a theoretical–methodological model for information education grounded in the promotion of info-communicational competencies. Information education plays a crucial role in today’s society as a means of resisting disinformation. The research method consisted of an initiative to foster info-communicational competencies among librarians and archivists. The initiative was carried out through a blended extension course offered jointly by three universities: the Federal University of Rio Grande do Sul, the Federal University of Bahia, and the Federal University of Ouro Preto. Empirical data were collected during an in-person meeting with all stakeholders and through a questionnaire completed by 50 students. The results put forward recommendations on content, approach, pedagogical methods, resources, and teaching strategies. The study concludes that information education should rest on a critical approach that fosters individuals’ emancipation and awareness, supported by a reflective, autonomous, and ethical stance toward information.
                                            [1] => Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta teórico-metodológica para educar em informação a partir da promoção de competências infocomunicacionais. A educação em informação desempenha um papel crucial na sociedade contemporânea como resistência ao fenômeno da desinformação. Por meio da abordagem crítica, o artigo relata uma experiência de promoção de competências infocomunicacionais entre bibliotecários e arquivistas que estimulou a reflexão, a criticidade e a autonomia. A experiência se efetivou a partir de um curso de extensão semipresencial realizado em parceria entre três universidades: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal da Bahia e Universidade Federal de Ouro Preto. A coleta de dados empíricos se deu a partir de uma reunião presencial entre todos os atores envolvidos e um questionário respondido por 50 estudantes. Os resultados apresentam propostas quanto ao conteúdo, à abordagem, aos métodos pedagógicos, aos recursos e às estratégias didáticas. A pesquisa conclui que a educação em informação deve ser baseada em uma abordagem crítica, que promova a emancipação e a conscientização dos indivíduos, amparada em uma postura reflexiva, autônoma e ética diante da informação.
                                        )

                                    [publisher] => Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
                                    [date] => 2025-11-17
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revistas.usp.br/incid/article/view/215857
                                            [1] => 10.11606/issn.2178-2075.incid.2025.215857
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 16 (2025); e-215857
                                            [1] => 2178-2075
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://revistas.usp.br/incid/article/view/215857/218576
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2025 Jussara Borges   Lima, Melissa Oliveira dos  Santos, Bryan Nicollas Soares  Costa
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)