Array
(
    [responseDate] => 2025-11-14T22:41:20Z
    [request] => https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:periodicos.ufsc.br:article/107446
                            [datestamp] => 2025-10-30T19:16:07Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => eb:ART
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Array
                                        (
                                            [0] => Teaching Subject Analysis from Cognitive, Contextual, And Logical Approaches: a didactic experiment using the educational Game Noah's Ark
                                            [1] => O ensino da análise de assunto a partir das abordagens cognitiva, contextual e lógica: um experimento didático com jogo pedagógico Arca de Noé
                                        )

                                    [creator] => Lima, Gercina Ângela de
                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Análise de assunto
                                            [1] => Ensino
                                            [2] => Jogos pedagógicos
                                            [3] => Representação temática
                                            [4] => Objetos digitais de aprendizagem
                                            [5] => Subject analysis
                                            [6] => Teaching
                                            [7] => Educational games
                                            [8] => Thematic representation
                                            [9] => Digital learning objects
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => Objective: Subject analysis, due to its interpretative and contextual nature, presents challenges for its teaching in Library and Information Science education. This study investigated the effectiveness of a pedagogical game — "Noah’s Ark: Subject Analysis and Categorization" — as a didactic resource for developing analytical competencies in undergraduate students.
Method: This qualitative research comprised three stages: a narrative literature review, development of the game as a learning object, and practical application with 30 students. Data were analyzed through participant observation, classroom records, and questionnaires.
Results: The findings indicated progress in the cognitive, semantic, logical, and contextual dimensions of subject analysis, with emphasis on inferential reasoning, accuracy in categorization, and responsiveness to informational needs. High levels of student engagement and reinforcement of active learning were also observed.
Conclusions: The study concluded that the use of games, grounded in active methodologies and supported by theoretical foundations, significantly enhances the teaching of subject representation in Information Science.
                                            [1] => Objetivo: A análise de assunto, por seu caráter interpretativo e contextual, impõe desafios ao seu ensino na formação em Biblioteconomia. Este estudo investigou a eficácia de um jogo pedagógico — “Arca de Noé: Análise de Assunto e Categorização” — como recurso didático para desenvolver competências analíticas em estudantes de graduação. Método: A pesquisa, de natureza qualitativa, envolveu três etapas: revisão narrativa da literatura, elaboração do jogo como objeto de aprendizagem e aplicação prática com 30 estudantes, cujos dados foram analisados a partir de observação participante, registros de aula e questionários..
Resultado: Os resultados apontaram avanços nas dimensões cognitiva, semântica, lógica e contextual da análise temática, com destaque para o raciocínio inferencial, a precisão na categorização e a adaptação às demandas informacionais. Constatou-se, ainda, elevado engajamento discente e fortalecimento da aprendizagem ativa.
Conclusões: Concluiu-se que o uso de jogos, fundamentados em metodologias ativas e teoricamente embasados, contribui significativamente para qualificar o ensino da representação temática da informação
                                        )

                                    [publisher] => Departamento de Ciência da Informação – UFSC
                                    [date] => 2025-10-29
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => Array
                                        (
                                            [0] => application/pdf
                                            [1] => application/pdf
                                            [2] => application/pdf
                                            [3] => application/pdf
                                        )

                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/107446
                                            [1] => 10.5007/1518-2924.2026.e107446
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; Vol. 31 (2026): Ethics and informational integrity in the climate emergency: the socio-environmental responsibility of Information Science.; 1-22
                                            [1] => Encontros Bibli: revista electrónica de bibliotecología y ciencias de la información.; Vol. 31 (2026): Ética e integridad informativa en la emergencia climática: la responsabilidad socioambiental de la Ciencia de la Información.; 1-22
                                            [2] => Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; v. 31 (2026): Ética e integridade informacional na urgência climática: a responsabilidade Socioambiental da Ciência da Informação.; 1-22
                                            [3] => 1518-2924
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => Array
                                        (
                                            [0] => https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/107446/60701
                                            [1] => https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/107446/60567
                                            [2] => https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/107446/60568
                                            [3] => https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/107446/60569
                                        )

                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2025 Gercina Ângela de Lima
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)