Array
(
    [responseDate] => 2025-11-14T22:44:15Z
    [request] => https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/57530
                            [datestamp] => 2025-11-01T13:55:43Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => museologia:ART
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Um exercício de fabulação crítica: mulheres negras na  “Améfrica Transatlântica”  e a transformação das vestes e adornos coloniais-imperiais-escravistas em posturas contra-hegemônicas
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Miranda Freitas, Joseania
                                            [1] => dos Reis Oliveira, Lysie
                                        )

                                    [subject] => Fabulação crítica; biografia; reparação museal; mentalidade escravista.
                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => This text presents an exercise in critical fabulation, by fictionalizing the biography of a baiana de acarajé intertwined with the stories and memories of black women in transatlantic Amefrica. The text highlights the audacity, or vanguard, of these women from the slave-owning past in transforming colonial clothing and adornments into counter-hegemonic or anti-colonial stances. This audacity is presented as a possible category of analysis for confronting the slave mentalities expressed in museal and museological colonialities that are still present in exhibition narratives of decorative art collections, especially in long-term exhibitions. In other words, the text offers museums the experiences of black women as a counterpoint and an example of concrete possibilities for change based on “critical fabulation”.
                                            [1] => Este texto presenta un ejercicio de fabulación crítica, al ficcionalizar la biografía de una bahiana de acarajé, entrelazada con historias y memorias de mujeres negras en la Améfrica transatlántica. El texto destaca la audacia, o vanguardia, de estas mujeres del pasado esclavista, al transformar vestimentas y adornos coloniales en posturas contrahegemónicas o anticoloniales. Tal audacia se postula como una posible categoría de análisis para enfrentar las mentalidades esclavistas, expresadas en las colonialidades museísticas y museológicas, aún presentes en las narrativas expositivas de las colecciones de arte decorativo, principalmente en exposiciones de larga duración, es decir, el texto ofrece a los museos experiencias de mujeres negras como contrapunto y ejemplo de posibilidades concretas de cambio a partir de una “fabulación crítica”.
                                            [2] => Este texto apresenta um exercício de fabulação crítica, ao ficcionar a biografia de uma baiana de acarajé entrelaçada a histórias e memórias de mulheres negras na Améfrica transatlântica. O texto destaca a ousadia, ou vanguarda, dessas mulheres do passado escravista em transformar vestes e adornos coloniais em posturas contra-hegemônicas ou anticoloniais. Tal audácia é posta como uma possível categoria de análise para enfrentar as mentalidades escravistas expressas em colonialidades museais e museológicas ainda presentes em narrativas expositivas de acervos de arte decorativa, principalmente em exposições de longa duração, ou seja, o texto oferece aos museus experiências de mulheres negras como contraponto e exemplo de possibilidades concretas de mudanças a partir da “fabulação crítica”.
 
                                        )

                                    [publisher] => Faculdade de Ciência da Informação - UnB
                                    [date] => 2025-11-01
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/57530
                                            [1] => 10.26512/museologia.v14i27.57530
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Museologia & Interdisciplinaridade; v. 14 n. 27 (2025): A Dimensão Educativa dos Museus: o tempo, a memória e o encantamento; 309-340
                                            [1] => 2238-5436
                                            [2] => 10.26512/museologia.v14i27
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/57530/43589
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2025 Museologia & Interdisciplinaridade
                                            [1] => http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)