Array
(
    [responseDate] => 2025-11-14T22:44:15Z
    [request] => https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/56875
                            [datestamp] => 2025-11-01T13:55:43Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => museologia:DEPPP
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Array
                                        (
                                            [0] => GIRLS AT MAST: practices and considerations on feminist museum education in collaboration between public schools and the Museum: práticas e considerações sobre educação museal feminista na colaboração entre escolas públicas e o Museu
                                            [1] => CHICAS EN EL MAST: prácticas y reflexiones sobre la educación museal feminista en colaboración entre las escuelas públicas y el Museo: práticas e considerações sobre educação museal feminista na colaboração entre escolas públicas e o Museu
                                            [2] => Meninas no MAST : práticas e considerações sobre educação museal feminista na colaboração entre escolas públicas e o Museu
                                        )

                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Eismann, Alejandra Irina
                                            [1] => Figueiró Spinelli, Patricia
                                            [2] => Sá Rego Matos, Claudia
                                            [3] => Alves Sorrilha Monteiro, Juliana
                                            [4] => Faria Rodrigues Deveza de Andrade, Giselle
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => feminismo
                                            [1] => astronomia
                                            [2] => decolonialidade
                                            [3] => educação museal
                                            [4] => divulgação científica
                                            [5] => feminism
                                            [6] => astronomy
                                            [7] => decoloniality
                                            [8] => museum education
                                            [9] => science communication
                                            [10] => feminismo
                                            [11] => astronomía
                                            [12] => decolonialidad
                                            [13] => educación museal
                                            [14] => divulgación científica
                                        )

                                    [description] => No presente trabalho, apresentamos uma prática de educação museal inspirada em correntes feministas e decoloniais realizada por meio da colaboração entre instituições públicas localizadas no mesmo território geográfico da cidade do Rio de Janeiro (Brasil): o Museu de Astronomia e Ciências Afins e duas escolas públicas, Escola Municipal Uruguai e Escola Municipal Canadá. Juntas, construímos valores compartilhados por meio da criação e manutenção de clubes de ciências nas escolas, envolvendo estudantes meninas, professoras líderes, pesquisadoras e educadoras museais. Nos clubes, desenvolvemos atividades com foco na astronomia, no acervo do museu, e nos interesses das meninas. Essas práticas buscam desafiar imposições patriarcais e hegemônicas, promovendo uma formação crítica das pessoas envolvidas. Assim, incentivamos o reconhecimento do próprio passado e fomentamos reflexões sobre as razões pelas quais ele muitas vezes não é representado no espaço do museu.
                                    [publisher] => Faculdade de Ciência da Informação - UnB
                                    [date] => 2025-11-01
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/56875
                                            [1] => 10.26512/museologia.v14i27.56875
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Museologia & Interdisciplinaridade; v. 14 n. 27 (2025): A Dimensão Educativa dos Museus: o tempo, a memória e o encantamento; 142-169
                                            [1] => 2238-5436
                                            [2] => 10.26512/museologia.v14i27
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/56875/43591
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2025 Museologia & Interdisciplinaridade
                                            [1] => http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)