Array
(
    [0] => stdClass Object
        (
            [journal] => stdClass Object
                (
                    [id_jnl] => 117
                )

        )

    [1] => stdClass Object
        (
            [section] => stdClass Object
                (
                    [section] => 2084
                )

        )

    [2] => stdClass Object
        (
            [title] => Array
                (
                    [0] => Definition or concept? Translating an brazilian museum education in emergence@en
                    [1] => Definição ou conceito? Traduzindo uma educação museal brasileira em emergência@pt
                )

        )

    [3] => stdClass Object
        (
            [abstract] => Array
                (
                    [0] => This work iniciates from the discussion that considers Museum Education as a field in the process of consolidation and emergence. In this sense, it aims to position the term “museum education” through the translation procedure, following two distinct yet complementary paths: definition and concept. As a definition, the term is regarded as a common-field of practice and it is translated in the convergent direction of public policies, re-signifying other historically used terms. As a concept, the term is considered emergent and is therefore translated as a open concept, grounded in an insurgent theoretical-methodological basis. Through an epistemological cartographic exercise, the work seeks to investigate the contours of a territory in the process of development. Both paths point to the consolidation of the field through a political act of recognition.@en
                    [1] => Este trabalho parte do debate que considera a Educação Museal enquanto um campo em processo de consolidação e emergência. Nesse sentido, busca posicionar o termo “educação museal” através do procedimento de tradução seguindo dois caminhos distintos, mas complementares: definição e conceito. Como definição o termo é considerado como campo-comum de atuação e traduzido na direção convergente de políticas públicas, ressignificando os demais termos utilizados historicamente. Como conceito o termo é considerado emergente, portanto, é traduzido como um conceito aberto a partir de uma base teórico-metodológica insurgente. A partir de um exercício cartográfico epistemológico, o trabalho busca investigar os contornos de um território em processo de desenvolvimento. Ambos caminhos apontam para a consolidação do campo através de um ato político de reconhecimento.@pt
                )

        )

    [4] => stdClass Object
        (
            [author] => Array
                (
                    [0] => Thiago Consiglio
                    [1] => Silvio César Moral Marques
                )

        )

    [5] => stdClass Object
        (
            [subject] => Array
                (
                    [0] => Epistemologia@pt
                    [1] => Educação@pt
                    [2] => Tradução@pt
                    [3] => Linguagem@pt
                    [4] => Cartografia@pt
                    [5] => Epistemology@en
                    [6] => Education@en
                    [7] => Translation@en
                    [8] => Language@en
                    [9] => Cartography@en
                )

        )

    [6] => stdClass Object
        (
            [source] => stdClass Object
                (
                    [vol] => 14
                    [nr] => 27
                    [year] => 2025
                    [theme] => 
                )

        )

    [7] => stdClass Object
        (
            [datePub] => Array
                (
                    [0] => 2025-11-01
                )

        )

    [8] => stdClass Object
        (
            [DOI] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [type] => DOI
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => 10.26512/museologia.v14i27.56860
                                )

                        )

                )

        )

    [9] => stdClass Object
        (
            [http] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/56860
                                )

                        )

                    [1] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/56860/43593
                                )

                        )

                )

        )

    [10] => stdClass Object
        (
            [language] => Array
                (
                    [0] => pt
                )

        )

    [11] => stdClass Object
        (
            [license] => Array
                (
                    [0] => Copr
                    [1] => http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
                )

        )

)