Array
(
    [responseDate] => 2025-11-14T22:44:16Z
    [request] => https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/56860
                            [datestamp] => 2025-11-01T13:55:43Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => museologia:DEPPP
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Array
                                        (
                                            [0] => Definition or concept? Translating an brazilian museum education in emergence
                                            [1] => Definição ou conceito? Traduzindo uma educação museal brasileira em emergência
                                        )

                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Consiglio, Thiago
                                            [1] => Moral Marques, Silvio César
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Epistemologia
                                            [1] => Educação
                                            [2] => Tradução
                                            [3] => Linguagem
                                            [4] => Cartografia
                                            [5] => Epistemology
                                            [6] => Education
                                            [7] => Translation
                                            [8] => Language
                                            [9] => Cartography
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => This work iniciates from the discussion that considers Museum Education as a field in the process of consolidation and emergence. In this sense, it aims to position the term “museum education” through the translation procedure, following two distinct yet complementary paths: definition and concept. As a definition, the term is regarded as a common-field of practice and it is translated in the convergent direction of public policies, re-signifying other historically used terms. As a concept, the term is considered emergent and is therefore translated as a open concept, grounded in an insurgent theoretical-methodological basis. Through an epistemological cartographic exercise, the work seeks to investigate the contours of a territory in the process of development. Both paths point to the consolidation of the field through a political act of recognition.
                                            [1] => Este trabalho parte do debate que considera a Educação Museal enquanto um campo em processo de consolidação e emergência. Nesse sentido, busca posicionar o termo “educação museal” através do procedimento de tradução seguindo dois caminhos distintos, mas complementares: definição e conceito. Como definição o termo é considerado como campo-comum de atuação e traduzido na direção convergente de políticas públicas, ressignificando os demais termos utilizados historicamente. Como conceito o termo é considerado emergente, portanto, é traduzido como um conceito aberto a partir de uma base teórico-metodológica insurgente. A partir de um exercício cartográfico epistemológico, o trabalho busca investigar os contornos de um território em processo de desenvolvimento. Ambos caminhos apontam para a consolidação do campo através de um ato político de reconhecimento.
                                        )

                                    [publisher] => Faculdade de Ciência da Informação - UnB
                                    [date] => 2025-11-01
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/56860
                                            [1] => 10.26512/museologia.v14i27.56860
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Museologia & Interdisciplinaridade; v. 14 n. 27 (2025): A Dimensão Educativa dos Museus: o tempo, a memória e o encantamento; 49-61
                                            [1] => 2238-5436
                                            [2] => 10.26512/museologia.v14i27
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/56860/43593
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2025 Museologia & Interdisciplinaridade
                                            [1] => http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)