Array
(
    [responseDate] => 2025-11-14T22:43:54Z
    [request] => https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/56846
                            [datestamp] => 2025-11-01T13:55:43Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => museologia:DEPPP
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Concepções do educativo de um museu de ciências sobre a sua formação museal com foco em acessibilidade.
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Gara Cirilo, Ianna
                                            [1] => Rodrigo Santos da Silva, João
                                        )

                                    [subject] => formação; museus de ciências; acessibilidade; saberes; educadores
                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => Los museos desempeñan un papel importante en la sociedad y tienen a sus educadores y monitores como figuras esenciales en esta relación. Para que estos educadores desarrollen competencias importantes es necesario que tengan una formación museística que converja hacia la misión y valores de la institución en cuestión. En esta investigación buscamos comprender el perfil del sector educativo de un museo de ciencias del Instituto Butantan. Además de comprender cómo fue el proceso de formación de estos educadores y monitores, según los modelos propuestos por Marandino (2008), y si la investigadora involucró la accesibilidad como enfoque. Prácticamente todos los educadores tuvieron formación en el modelo de autoformación y este hecho plantea puntos de atención en cuanto a temas de comunicación y otros que van más allá del aprendizaje de conceptos. La formación en accesibilidad fue muy diferente entre un educador y otro y este hecho plantea la necesidad de que el museo en cuestión piense en una formación estructurada y continua dentro de un programa de accesibilidad.
                                            [1] => Os museus desempenham papéis importantes na sociedade e têm em seus educadores e monitores figuras essenciais nessa relação. Para que esses educadores desenvolvam competências importantes é necessário que eles tenham uma formação museal convergente com a missão e valores da instituição em questão. Nessa pesquisa, procuramos entender o perfil do educativo de um museu de ciências do Instituto Butantan. Além de entender como foi o processo de formação desses educadores e monitores, de acordo com modelos propostos por Marandino (2008), e se ele envolveu a acessibilidade como abordagem. Praticamente todos os educadores tiveram formações no modelo de autoformação, esse fato levanta pontos de atenção sobre questões comunicacionais e outras que vão além do aprendizado de conceitos. As formações em acessibilidade foram bem diferentes entre um educador e outro o que corrobora a necessidade de o museu em questão pensar uma formação estruturada e contínua, dentro de um programa de acessibilidade. 
                                        )

                                    [publisher] => Faculdade de Ciência da Informação - UnB
                                    [date] => 2025-11-01
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/56846
                                            [1] => 10.26512/museologia.v14i27.56846
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Museologia & Interdisciplinaridade; v. 14 n. 27 (2025): A Dimensão Educativa dos Museus: o tempo, a memória e o encantamento; 283-298
                                            [1] => 2238-5436
                                            [2] => 10.26512/museologia.v14i27
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/56846/43595
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2025 Museologia & Interdisciplinaridade
                                            [1] => http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)