Array
(
    [0] => stdClass Object
        (
            [journal] => stdClass Object
                (
                    [id_jnl] => 117
                )

        )

    [1] => stdClass Object
        (
            [section] => stdClass Object
                (
                    [section] => 2084
                )

        )

    [2] => stdClass Object
        (
            [title] => Array
                (
                    [0] => Porque a Educação Museal é Formal: uma proposta de reflexão sobre o compromisso educacional dos museus e demais processos museais.@pt
                )

        )

    [3] => stdClass Object
        (
            [abstract] => Array
                (
                    [0] => schools and museums are spaces for the production and re-elaboration of subjectivities and the expansion of people´s feelings, in their attribution of meanings to themselves, to things, to places, to life. Museums and schools are potential spaces for experiences of meaning (and resignification) of reality and for people to positively interfere in society. Debating the formal character of Museum Education seems to us to be a sine qua non condition for us to understand how this form of emancipatory education, which promotes the autonomy of the students, offers them the conditions to construct, in a free and autonomous way, mechanisms and dialogical strategies for the social enjoyment of memory. Likewise, we propose to think about formal education differently from schooling, as it is normally referred to, but, assuming that education is, in itself, an intentional and systemic process, which organizes pedagogical thinking in terms of training for transformation and that participates in human development individually and collectively.@en
                    [1] => escolas e museus são espaços de produção e reelaboração de subjetividades e de expansão do sentipensamento das pessoas, em sua atribuição de sentidos a si mesmas, às coisas, aos lugares, à vida. Museus e escolas são espaços potenciais para experiências de significação (e ressignificação) da realidade e para que as pessoas interfiram positivamente na sociedade. Debater o caráter formal da Educação Museal se nos parece condição sine qua non para entendermos como esse modal de educação emancipatória, fomentadora da autonomia dos sujeitos educandos, lhes oferece condições de construir, de forma livre e autônoma, mecanismos e estratégias dialogais de usufruto social da memória. Igualmente, nos propomos a pensar a educação formal diferente da escolarização, como normalmente é referenciada, mas, partindo do princípio de que a educação é, em si mesma, um processo intencional e sistêmico, que organiza o pensamento pedagógico em função da formação para a transformação e que participa no desenvolvimento humano individual e coletivamente.@pt
                )

        )

    [4] => stdClass Object
        (
            [author] => Array
                (
                    [0] => Valdemar de Assis Lima
                )

        )

    [5] => stdClass Object
        (
            [subject] => Array
                (
                    [0] => Educação museal. educação formal. museus.  processos museais. museologia.@pt
                )

        )

    [6] => stdClass Object
        (
            [source] => stdClass Object
                (
                    [vol] => 14
                    [nr] => 27
                    [year] => 2025
                    [theme] => 
                )

        )

    [7] => stdClass Object
        (
            [datePub] => Array
                (
                    [0] => 2025-11-01
                )

        )

    [8] => stdClass Object
        (
            [DOI] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [type] => DOI
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => 10.26512/museologia.v14i27.56803
                                )

                        )

                )

        )

    [9] => stdClass Object
        (
            [http] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/56803
                                )

                        )

                    [1] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/56803/43596
                                )

                        )

                )

        )

    [10] => stdClass Object
        (
            [language] => Array
                (
                    [0] => pt
                )

        )

    [11] => stdClass Object
        (
            [license] => Array
                (
                    [0] => Copr
                    [1] => http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
                )

        )

)