Array
(
    [0] => stdClass Object
        (
            [journal] => stdClass Object
                (
                    [id_jnl] => 117
                )

        )

    [1] => stdClass Object
        (
            [section] => stdClass Object
                (
                    [section] => 2084
                )

        )

    [2] => stdClass Object
        (
            [title] => Array
                (
                    [0] => Museums and the School Audience of Youth and Adult Education: challenges and potentialities with the Catetinho Museum@en
                    [1] => Museus e o público escolar da Educação de Jovens e adultos: desafios e potencialidades vivenciadas com o Museu do Catetinho@pt
                )

        )

    [3] => stdClass Object
        (
            [abstract] => Array
                (
                    [0] => This article explores experiences with Youth and Adult Education (EJA) students in museums, proposing cultural heritage as a tool for promoting citizenship. Recognizing the knowledge of this specific school audience, the action-research was conducted in collaboration with a public school in the Federal District, involving teachers and students. Discussion circles, semi-structured interviews, and observation were carried out, following a proposal of reflection, interaction, and action. During a nighttime visit to the Catetinho Museum, participants enjoyed guided tours of the exhibition, live music, artistic workshops, and a virtual reality experience, which were well-received by attendees. The results highlight the challenges faced by school staff in implementing heritage education programs with museums, emphasizing the need for advancements in public policies to combat the invisibility of EJA students and promote cultural accessibility in museums. They also underscore the importance of addressing museum cultural heritage with a focus on the local community to foster critical individuals who fully exercise their citizenship.@en
                    [1] => Este artigo aborda vivências com estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em museus, propondo o patrimônio cultural como ferramenta de promoção da cidadania. Reconhecendo os saberes deste público escolar específico, a pesquisa-ação ocorreu junto a uma escola pública do Distrito Federal, envolvendo docentes e discentes. Foram feitas rodas de conversas, entrevistas semi-estruturadas e observação, seguindo a proposta de reflexão, interação e ação. Na visita noturna ao Museu do Catetinho, foram oferecidas mediação na exposição, música ao vivo, oficinas artísticas e experiência de realidade virtual, sendo bem avaliada pelos participantes. Os resultados destacam os desafios enfrentados pela equipe escolar na implementação de programas de educação patrimonial com museus, evidenciado a necessidade de avanços nas políticas públicas que combatam a invisibilidade dos estudantes da EJA e promovam a acessibilidade cultural em museus. E apontam a relevância de abordar o patrimônio cultural museal focado na comunidade local, para fortalecimento de sujeitos críticos que exerçam plenamente a cidadania.@pt
                )

        )

    [4] => stdClass Object
        (
            [author] => Array
                (
                    [0] => Artani Grangeiro da Silva Pedrosa
                    [1] => Lourenildo Pedrosa
                    [2] => Neemias Silva
                )

        )

    [5] => stdClass Object
        (
            [subject] => Array
                (
                    [0] => Museus@pt
                    [1] => Museu do catetinho@pt
                    [2] => Patrimônio cultural@pt
                    [3] => Educação de jovens e adultos@pt
                    [4] => Educação patrimonial@pt
                )

        )

    [6] => stdClass Object
        (
            [source] => stdClass Object
                (
                    [vol] => 14
                    [nr] => 27
                    [year] => 2025
                    [theme] => 
                )

        )

    [7] => stdClass Object
        (
            [datePub] => Array
                (
                    [0] => 2025-11-01
                )

        )

    [8] => stdClass Object
        (
            [DOI] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [type] => DOI
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => 10.26512/museologia.v14i27.56761
                                )

                        )

                )

        )

    [9] => stdClass Object
        (
            [http] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/56761
                                )

                        )

                    [1] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/56761/43597
                                )

                        )

                )

        )

    [10] => stdClass Object
        (
            [language] => Array
                (
                    [0] => pt
                )

        )

    [11] => stdClass Object
        (
            [license] => Array
                (
                    [0] => Copr
                    [1] => http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
                )

        )

)