Array
(
    [responseDate] => 2025-11-14T22:43:49Z
    [request] => https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/56751
                            [datestamp] => 2025-11-01T13:55:43Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => museologia:DEPPP
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Comunicação visual e experiência do visitante: a sinalização como aspecto de facilitação da vocação educativa do Museu Paraense Emílio Goeldi
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Santos, Carolina
                                            [1] =>  Batista e Silva, Sâmia
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => museus
                                            [1] => design
                                            [2] => sinalização
                                            [3] => acessibilidade
                                            [4] => educação
                                            [5] => museums
                                            [6] => design
                                            [7] => wayfinding
                                            [8] => accessibility
                                            [9] => education
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => This article analyzes the visitor experience at the research and education units of the Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), focusing on the Parque Zoobotânico, addressing issues related to spatial understanding, visitor flows, and the effectiveness of the visual communication system. The study includes gathering visitor perceptions, analyzing existing signage and furnishings, and reviewing theoretical frameworks on the importance of visual communication design in educational spaces. Based on case studies and field research, improvements to the current system are proposed to enhance the visitor experience and reinforce the educational mission of the Museum. 
                                            [1] => Este artigo analisa a experiência dos visitantes nas unidades de pesquisa e educação do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), com foco no Parque Zoobotânico, abordando questões relacionadas à compreensão dos espaços, fluxos de visitação e eficácia do sistema de comunicação visual. O estudo inclui levantamento de percepções dos visitantes, análise de mobiliários e peças de sinalização existentes, e revisão teórica sobre a relevância do design de comunicação visual em espaços educativos. Com base em estudos de caso e pesquisas de campo, são propostas melhorias no sistema vigente, visando aprimorar a experiência dos visitantes e fortalecer a vocação educativa do Museu.
                                        )

                                    [publisher] => Faculdade de Ciência da Informação - UnB
                                    [date] => 2025-11-01
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/56751
                                            [1] => 10.26512/museologia.v14i27.56751
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Museologia & Interdisciplinaridade; v. 14 n. 27 (2025): A Dimensão Educativa dos Museus: o tempo, a memória e o encantamento; 249-282
                                            [1] => 2238-5436
                                            [2] => 10.26512/museologia.v14i27
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/56751/43598
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2025 Museologia & Interdisciplinaridade
                                            [1] => http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)