Array
(
    [responseDate] => 2025-11-14T22:43:52Z
    [request] => https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/56251
                            [datestamp] => 2025-11-01T13:55:43Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => museologia:DEPPP
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Array
                                        (
                                            [0] => The educational dimension of museums and Science Capital: reflections on inclusion and accessibility in the scientific field
                                            [1] => A dimensão educativa dos museus e o Capital da Ciência: reflexões sobre Inclusão e Acessibilidade no campo científico
                                        )

                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Sehnem Heck, Gabriela
                                            [1] => Norberto Rocha, Jessica
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => educação museal
                                            [1] => capital da ciência
                                            [2] => acessibilidade
                                            [3] => inclusão
                                            [4] => transformação social
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => The educational dimension of museums plays a crucial role in promoting Science Capital and the inclusion of diverse audiences, especially people with disabilities. Based on discussions at the meeting “Inclusion in STEM Education and Informal Spaces: reflections on Science Capital”, organized by the STEM Education Hub of the British Council Brazil, the text addresses the challenges and opportunities of making museums accessible. The researchers participating in the event highlighted the importance of robust public policies, transversal accessibility practices, the creation of welcoming environments that promote scientific engagement, and the need for coordination with public policies. It is concluded that, in Brazil, there is potential to make the Brazilian National Museum Education Policy even more robust and coordinated if associated with the concept of Science Capital and articulated with an approach of inclusion and accessibility.
                                            [1] => A dimensão educativa dos museus desempenha um papel crucial na promoção do Capital da Ciência e na inclusão de diversos públicos, especialmente pessoas com deficiência. Baseado em discussões do encontro “Inclusão na Educação STEM e Espaços Não Formais”, organizado pelo STEM Education Hub do British Council Brasil, o texto aborda os desafios e oportunidades de tornar os museus acessíveis. As pesquisadoras participantes do evento destacaram a importância de políticas públicas robustas, práticas transversais de acessibilidade e a criação de ambientes acolhedores que promovam o engajamento científico, bem como a necessidade de articulação com as políticas públicas.  Conclui-se que, no Brasil, existe um potencial para tornar a Política Nacional de Educação Museal ainda mais robusta e coordenada se associada ao conceito de Capital da Ciência e articulada com uma abordagem de inclusão e acessibilidade.
                                        )

                                    [publisher] => Faculdade de Ciência da Informação - UnB
                                    [date] => 2025-11-01
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/56251
                                            [1] => 10.26512/museologia.v14i27.56251
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Museologia & Interdisciplinaridade; v. 14 n. 27 (2025): A Dimensão Educativa dos Museus: o tempo, a memória e o encantamento; 299-308
                                            [1] => 2238-5436
                                            [2] => 10.26512/museologia.v14i27
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/56251/43607
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2025 Museologia & Interdisciplinaridade
                                            [1] => http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)