Array
(
    [0] => stdClass Object
        (
            [journal] => stdClass Object
                (
                    [id_jnl] => 61
                )

        )

    [1] => stdClass Object
        (
            [section] => stdClass Object
                (
                    [section] => 1175
                )

        )

    [2] => stdClass Object
        (
            [title] => Array
                (
                    [0] => Estrategias para la enseñanza de la investigación cualitativa en la ciencias de la información: Strategies for teaching qualitative research in information sciences@es
                )

        )

    [3] => stdClass Object
        (
            [abstract] => Array
                (
                    [0] => This study addresses the teaching of qualitative research in the field of Information Sciences, with the objective of designing, implementing, and evaluating pedagogical strategies aimed at developing research competencies in students from the School of Library and Archival Studies at the Central University of Venezuela. The proposal is based on a bimethodological and multidimensional approach, combining the hermeneutic method with Action Research. To this end, in-depth interviews were conducted with two professors, along with open-ended surveys administered to six students enrolled in the seminar “Qualitative Research in Information Sciences.” The results revealed a predominance of the quantitative approach in research training, as well as a significant curricular weakness regarding qualitative research. In response to this diagnosis, pedagogical strategies were designed and implemented to promote a holistic view of the research process, enabling participants to initiate studies grounded in approaches such as participatory research, grounded theory, hermeneutic-ethnomethodology, and ethnography. The practices developed fostered the appropriation of qualitative methodology from a multidimensional perspective, allowing for critical reflection on the diversity of research approaches within the field of Information Sciences.@en
                    [1] => Este estudio aborda la enseñanza de la investigación cualitativa en el campo de las Ciencias de la Información, con el objetivo de diseñar, implementar y evaluar estrategias pedagógicas orientadas al desarrollo de competencias investigativas en estudiantes de la Escuela de Bibliotecología y Archivología de la Universidad Central de Venezuela. La propuesta se fundamenta en una perspectiva metodológica bimetódica y multidimensional, articulando el método hermenéutico con la Investigación-Acción. Para ello, se realizaron entrevistas en profundidad a dos docentes y encuestas abiertas a seis estudiantes inscritos en el seminario “Investigación cualitativa en las Ciencias de la Información”. Los resultados evidenciaron un predominio del enfoque cuantitativo en la formación investigativa, así como una marcada debilidad curricular en relación con la investigación cualitativa. Ante este diagnóstico, se diseñaron y ejecutaron estrategias pedagógicas orientadas a promover una visión holística del proceso investigativo, logrando que los participantes iniciaran investigaciones centradas en enfoques como la investigación participante, la teoría fundamentada, la hermenéutica-etnometodología y la etnografía. Las prácticas desarrolladas favorecieron la apropiación de la metodología cualitativa desde una perspectiva multidimensional, permitiendo reflexionar críticamente sobre la diversidad de formas investigativas en las Ciencias de la Información.@es
                    [2] => Neste estudo aborda-se o ensino da pesquisa qualitativa no campo das Ciências da Informação, cujo objetivo foi promover estratégias para o desenvolvimento de competências em alunos da Faculdade de Biblioteconomia e Arquivos da Universidade Central da Venezuela, sob o metodologia qualitativa, combinando os princípios do paradigma interpretativo e sócio-crítico, com uma perspectiva bimetódica (método hermenêutico e método de Investigação-Acção). Para tanto, foram realizadas entrevistas em profundidade com dois professores, bem como pesquisas abertas com nove alunos que se inscreveram em um seminário que foi oferecido denominado: “Pesquisa qualitativa em Ciências da Informação”, cujas descobertas/resultados permitiram revelar como diagnóstico, a existência de um predomínio na formação em investigação com abordagem quantitativa, bem como uma acentuada fragilidade na formação curricular no que diz respeito à investigação qualitativa. Diante dessa realidade, foram planejadas e executadas estratégias de ensino para orientar a aplicação de métodos com visão holística na abordagem qualitativa, garantindo que os atores/participantes/alunos iniciassem pesquisas focadas em: Pesquisa Participante, Teoria Fundamentada nos Dados, Hermenêutica -Etnometodologia e Etnografia. . Consequentemente, as práticas e ações pedagógicas desenvolvidas levaram os inscritos no referido seminário a embarcarem no desenvolvimento de pesquisas com utilização de metodologia qualitativa numa perspectiva multidimensional, o que lhes permitiu refletir sobre a importância de dar a conhecer diferentes formas de investigação em ciências da informação.
 @pt
                )

        )

    [4] => stdClass Object
        (
            [author] => Array
                (
                    [0] => VILMA NÚÑEZ
                )

        )

    [5] => stdClass Object
        (
            [subject] => Array
                (
                    [0] => Tendencias investigativas@es
                )

        )

    [6] => stdClass Object
        (
            [source] => stdClass Object
                (
                    [vol] => 12
                    [nr] => 1
                    [year] => 2025
                    [theme] => 
                )

        )

    [7] => stdClass Object
        (
            [datePub] => Array
                (
                    [0] => 2025-10-20
                )

        )

    [8] => stdClass Object
        (
            [DOI] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [type] => DOI
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => 10.24208/rebecin.v12.421
                                )

                        )

                )

        )

    [9] => stdClass Object
        (
            [http] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/421
                                )

                        )

                    [1] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/421/580
                                )

                        )

                )

        )

    [10] => stdClass Object
        (
            [language] => Array
                (
                    [0] => pt
                )

        )

    [11] => stdClass Object
        (
            [license] => Array
                (
                    [0] => Copr
                    [1] => CCBY4.0
                )

        )

)