Array
(
    [responseDate] => 2025-10-15T14:31:06Z
    [request] => https://revista.ibict.br/p2p/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.revista.ibict.br:article/7664
                            [datestamp] => 2025-10-01T21:28:04Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => p2p:EPS
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Array
                                        (
                                            [0] => REPOSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DO MODELO DE NEGÓCIO DO  SENAI-DISTRITO FEDERAL: resultados da aplicação da ferramenta FIVE-V
                                            [1] => Strategic Repositioning of the SENAI-Distrito Federal Business Model: results of the application of the FIVE-V tool: resultados da aplicação da ferramenta FIVE-V
                                            [2] => Reposicionamiento Estratégico del Modelo de Negocios del SENAI-Distrito Federal: resultados de la aplicación de la herramienta FIVE-V: resultados da aplicação da ferramenta FIVE-V
                                        )

                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Dutra, Kallinny
                                            [1] => Carvalho, Sônia Marise Salles 
                                            [2] => Cruz, Tânia Cristina da Silva  
                                            [3] =>  Machado, Tiago Magalhães
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => innovation
                                            [1] =>  business model
                                            [2] =>  FIVE-V
                                            [3] => innovación
                                            [4] =>  FIVE-V
                                            [5] =>  modelo de negocio
                                            [6] => inovação
                                            [7] => FIVE-V
                                            [8] => modelo de negocio
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => Este artigo analisa o modelo de negócio do SENAI, à luz da ferramenta FIVE-V, com o objetivo de propor inovações orientadas à transformação digital, à industrialização e ao desenvolvimento sustentável do setor da construção civil e demais indústrias no Distrito Federal. A hipótese é que, apesar de existirem oportunidades relevantes para posicionar o SENAI como referência em educação profissional e serviços tecnológicos e de inovação voltados para a industrialização, há desafios como a baixa percepção do setor produtivo e limitações operacionais. A pergunta que orienta a pesquisa é: como aprimorar o modelo de negócio do SENAI para fortalecer sua atuação como vetor de inovação e competitividade industrial no DF? Para isso, foram registradas informações em nove espaços de inovações, contemplando a aplicabilidade da ferramenta FIVE-V; análise SWOT e seus cruzamentos; definição de eixos estratégicos de atuação; definição de vocações por unidade; mapa mental estratégico e construção de plano de ação integrado. Como resultado, propõe-se um modelo de negócio baseado nos principais temas relacionados à indústria 4.0, por meio de unidades vocacionadas, portifólio integrado (educação, tecnologia e inovação), processos otimizados por tecnologias digitais e articulação em rede com ecossistemas de inovação. A principal contribuição do artigo é demonstrar que a inovação em modelos de negócio em uma empresa sem fins lucrativos, como o SENAI, exige competências empreendedoras voltadas à visão estratégica, articulação interinstitucional e gestão de inovação e mudança.
                                            [1] => This article analyzes SENAI's business model in light of the FIVE-V tool, with the aim of proposing innovations aimed at digital transformation, industrialization, and sustainable development in the construction sector and other industries in the Federal District. The hypothesis is that, although there are relevant opportunities to position SENAI as a reference in professional education and technological and innovation services aimed at industrialization, there are challenges such as low perception by the productive sector and operational limitations. The question that guides the research is: how to improve SENAI's business model to strengthen its performance as a vector of innovation and industrial competitiveness in the DF? To this end, information was recorded in nine innovation spaces, contemplating the applicability of the FIVE-V tool; SWOT analysis and its intersections; definition of strategic axes of action; definition of vocations by unit; strategic mind map; and construction of an integrated action plan. As a result, a business model is proposed based on the main themes related to Industry 4.0, through dedicated units, an integrated portfolio (education, technology and innovation), processes optimized by digital technologies and networking with innovation ecosystems. The main contribution of the article is to demonstrate that innovation in business models in a non-profit company, such as SENAI, requires entrepreneurial skills focused on strategic vision, inter-institutional coordination and innovation and change management.
                                            [2] => Este artículo analiza el modelo de negocios del SENAI a la luz de la herramienta FIVE-V, con el objetivo de proponer innovaciones orientadas a la transformación digital, la industrialización y el desarrollo sostenible en el sector de la construcción y otras industrias en el Distrito Federal. La hipótesis es que, si bien existen oportunidades relevantes para posicionar al SENAI como un referente en formación profesional y servicios tecnológicos y de innovación orientados a la industrialización, existen desafíos como la baja percepción por parte del sector productivo y limitaciones operativas. La pregunta que guía la investigación es: ¿cómo mejorar el modelo de negocios del SENAI para fortalecer su desempeño como vector de innovación y competitividad industrial en el DF? Para ello, se registró información en nueve espacios de innovación, contemplando la aplicabilidad de la herramienta FIVE-V; análisis FODA y sus intersecciones; definición de ejes estratégicos de acción; definición de vocaciones por unidad; mapa mental estratégico; y construcción de un plan de acción integrado. Como resultado, se propone un modelo de negocio basado en los principales temas relacionados con la Industria 4.0, mediante unidades especializadas, un portafolio integrado (educación, tecnología e innovación), procesos optimizados mediante tecnologías digitales y la integración con ecosistemas de innovación. La principal contribución del artículo es demostrar que la innovación en modelos de negocio en una empresa sin fines de lucro, como SENAI, requiere habilidades empresariales centradas en la visión estratégica, la coordinación interinstitucional y la gestión de la innovación y el cambio.
                                        )

                                    [publisher] => IBICT
                                    [date] => 2025-10-01
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => Texto
                                        )

                                    [format] => Array
                                        (
                                            [0] => application/pdf
                                            [1] => text/html
                                        )

                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revista.ibict.br/p2p/article/view/7664
                                            [1] => 10.21728/p2p.2025v12n1e-7664
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => P2P & INOVAÇÃO; Vol. 12 No. 1 (2025): Publicação Contínua (jul./dez. 2025); e-7664
                                            [1] => P2P E INOVAÇÃO; v. 12 n. 1 (2025): Publicação Contínua (jul./dez. 2025); e-7664
                                            [2] => 2358-7814
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revista.ibict.br/p2p/article/view/7664/7542
                                            [1] => https://revista.ibict.br/p2p/article/view/7664/7543
                                        )

                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2025 Kallinny Dutra, Sônia Marise Salles Carvalho, Tânia Cristina da Silva Cruz, Tiago Magalhães Machado
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)