Array
(
    [responseDate] => 2025-10-15T14:31:06Z
    [request] => https://revista.ibict.br/p2p/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.revista.ibict.br:article/7660
                            [datestamp] => 2025-10-01T18:53:53Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => p2p:EPS
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Array
                                        (
                                            [0] => DA TELA À ANOMIA: o ataque ao painel de Di Cavalcanti e os perigos para a memória coletiva
                                            [1] => FROM CANVAS TO ANOMIE the attack on Di Cavalcanti's mural and the dangers to collective memory: o ataque ao painel de Di Cavalcanti e os perigos para a memória coletiva
                                            [2] => DEL LIENZO A LA ANOMIA el ataque al panel de Di Cavalcanti y los peligros para la memoria colectiva: o ataque ao painel de Di Cavalcanti e os perigos para a memória coletiva
                                        )

                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Silva, César Waltonyer de Araújo
                                            [1] => Lira, Georgia Ramine Silva de
                                            [2] => Miranda, Májory Karoline Fernandes de Oliveira 
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => memory
                                            [1] => iconographic document
                                            [2] => democracy
                                            [3] =>  memoria
                                            [4] => documento iconográfico
                                            [5] => democracia
                                            [6] => memória
                                            [7] => documento iconográfico
                                            [8] => democracia
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => O artigo analisa a mutilação da obra "As Mulatas/Mulheres na Varanda", de Di Cavalcanti, há dois anos, durante os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 como um ataque à memória coletiva brasileira. O estudo utiliza a metodologia iconográfica de Panofsky e relaciona o vandalismo ao conceito de anomia de Durkheim e Merton, caracterizado pela desintegração das normas sociais. A pesquisa examina a obra como um documento iconográfico que celebra a presença afrodescendente na formação cultural brasileira, apesar das contradições presentes em seu título racializado, e demonstra como a representação das mulheres negras por Di Cavalcanti rompeu com padrões eurocêntricos, mesmo em meio às ambiguidades do modernismo brasileiro. Sob a perspectiva da Ciência da Informação (CI), o artigo interpreta a pintura como um documento iconográfico/interface informacional carregado de significados históricos, memorialísticos e políticos. O trabalho conclui que a destruição de bens culturais transcende o dano material, constituindo um atentado à pluralidade cultural e à memória nacional, e alerta para a necessidade de proteger esses símbolos como forma de preservar a própria democracia. 
                                            [1] => The article analyzes the mutilation of Di Cavalcanti's work 'As Mulatas/Mulheres na Varanda', which occurred two years ago during the anti-democratic acts of January 8, 2023, as an attack on Brazilian collective memory. The study uses Panofsky's iconographic methodology and relates the vandalism to Durkheim and Merton's concept of anomie, characterized by the disintegration of social norms. The research examines the artwork as an iconographic document that celebrates the Afro-descendant presence in Brazilian cultural formation, despite the contradictions present in its racialized title, and demonstrates how Di Cavalcanti's representation of Black women broke with Eurocentric patterns, even amid the ambiguities of Brazilian modernism. From the perspective of Information Science (IS), the article interprets the painting as an iconographic document/informational interface loaded with historical, memorialistic, and political meanings. The work concludes that the destruction of cultural assets transcends material damage, constituting an attack on cultural plurality and national memory, and warns of the need to protect these symbols as a way of preserving democracy itself.
                                            [2] => El artículo analiza la mutilación de la obra "As Mulatas/Mulheres na Varanda", de Di Cavalcanti, hace dos años, durante los actos antidemocráticos del 8 de enero de 2023 como un ataque a la memoria colectiva brasileña. El estudio utiliza la metodología iconográfica de Panofsky y relaciona el vandalismo con el concepto de anomia de Durkheim y Merton, caracterizado por la desintegración de las normas sociales. La investigación examina la obra como un documento iconográfico que celebra la presencia afrodescendiente en la formación cultural brasileña, a pesar de las contradicciones presentes en su título racializado, y demuestra cómo la representación de las mujeres negras por Di Cavalcanti rompió con patrones eurocéntricos, incluso en medio de las ambigüedades del modernismo brasileño. Desde la perspectiva de la Ciencia de la Información (CI), el artículo interpreta la pintura como un documento iconográfico/interfaz informacional cargado de significados históricos, memorialísticos y políticos. El trabajo concluye que la destrucción de bienes culturales trasciende el daño material, constituyendo un atentado a la pluralidad cultural y a la memoria nacional, y alerta sobre la necesidad de proteger estos símbolos como forma de preservar la propia democracia.
                                        )

                                    [publisher] => IBICT
                                    [date] => 2025-10-01
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => Array
                                        (
                                            [0] => application/pdf
                                            [1] => text/html
                                        )

                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revista.ibict.br/p2p/article/view/7660
                                            [1] => 10.21728/p2p.2025v12n1e-7660
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => P2P & INOVAÇÃO; Vol. 12 No. 1 (2025): Publicação Contínua (jul./dez. 2025); e-7660
                                            [1] => P2P E INOVAÇÃO; v. 12 n. 1 (2025): Publicação Contínua (jul./dez. 2025); e-7660
                                            [2] => 2358-7814
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revista.ibict.br/p2p/article/view/7660/7540
                                            [1] => https://revista.ibict.br/p2p/article/view/7660/7541
                                        )

                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2025 César Waltonyer de Araújo Silva, Me. Georgia Ramine Silva de Lira, Dra. Májory Karoline Fernandes de Oliveira Miranda 
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)