Array
(
    [responseDate] => 2025-10-15T14:01:29Z
    [request] => https://revista.arquivonacional.gov.br/index.php/revistaacervo/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2665
                            [datestamp] => 2025-10-08T16:34:07Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => revistaacervo:DOS
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Array
                                        (
                                            [0] => Playful experimentations in heritage education: dialogues between the classroom and the Museu Histórico Nacional
                                            [1] => Experimentaciones lúdicas en la educación patrimonial: diálogos entre el aula y el Museu Histórico Nacional
                                            [2] => Experimentações lúdicas em educação patrimonial: diálogos entre a sala de aula e o Museu Histórico Nacional
                                        )

                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Cury Paraizo, Rodrigo
                                            [1] => Bedendo Campanha Pires, Letícia
                                            [2] => Amorim dos Santos da Silva, Diana
                                            [3] => Leitão de Souza, Thiago
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => educação patrimonial
                                            [1] => jogos
                                            [2] => espaço museal
                                            [3] => retórica visual
                                            [4] => heritage education
                                            [5] => games
                                            [6] => museum space
                                            [7] => visual rhetoric
                                            [8] => educación patrimonial
                                            [9] => juegos
                                            [10] => espacio museal
                                            [11] => retórica visual
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => This article discusses a heritage education experience developed within a course at the Faculty of Architecture and Urbanism of the Universidade Federal do Rio de Janeiro between 2023 and 2024, focusing on the former Morro do Castelo and the Misericórdia neighborhood. The methodology is based on the concept of visual rhetoric and the critical construction of prototypes, fostering reflection on urban heritage. The results, especially games, were presented at Museu Histórico Nacional, partner in the initiative.
Keywords: heritage education; games; museum space; visual rhetoric.
                                            [1] => El artículo analiza una experiencia de educación patrimonial desarrollada en una asignatura de la Facultad de Arquitectura y Urbanismo de la Universidade Federal do Rio de Janeiro entre 2023 y 2024, centrada en el antiguo Morro do Castelo y el barrio de la Misericórdia. La metodología se basa en el concepto de retórica visual y en la construcción crítica de prototipos, promoviendo la reflexión sobre el patrimonio urbano. Los resultados, especialmente los juegos, fueron presentados en el Museu Histórico Nacional, entidad colaboradora de la iniciativa.
Palabras-clave: educación patrimonial; juegos; espacio museal; retórica visual.
                                            [2] => O artigo discute uma experiência de educação patrimonial desenvolvida em disciplina da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro entre 2023 e 2024, sobre o antigo morro do Castelo e o bairro da Misericórdia. A metodologia se baseia no conceito de retórica visual e da construção crítica de protótipos, desenvolvendo a reflexão sobre o patrimônio urbano. Os resultados, especialmente jogos, foram apresentados no Museu Histórico Nacional, parceiro da ação.
Palavras-chave: educação patrimonial; jogos; espaço museal; retórica visual.
                                        )

                                    [publisher] => Arquivo Nacional
                                    [date] => 2025-10-08
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => Array
                                        (
                                            [0] => application/pdf
                                            [1] => text/html
                                        )

                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revista.arquivonacional.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/2665
                                            [1] => 10.64729/an.acervo.v38i3.2665
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Acervo; Vol. 38 No. 3 (set./dez. - 2025): Collective memories and local identities in heritage institutions; 1-22
                                            [1] => Acervo; Vol. 38 Núm. 3 (set./dez. - 2025): Memorias colectivas e identidades locales en las instituciones patrimoniales; 1-22
                                            [2] => Acervo; v. 38 n. 3 (set./dez. - 2025): Memórias coletivas e identidades locais em instituições patrimoniais; 1-22
                                            [3] => 2237-8723
                                            [4] => 0102-700X
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revista.arquivonacional.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/2665/2474
                                            [1] => https://revista.arquivonacional.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/2665/2475
                                        )

                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2025 Rodrigo Cury Paraizo, Letícia Bedendo Campanha Pires, Diana Amorim dos Santos da Silva, Thiago Leitão de Souza
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)