Array
(
    [responseDate] => 2025-09-19T11:45:07Z
    [request] => https://portal.abecin.org.br/rebecin/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.portal.abecin.org.br:article/414
                            [datestamp] => 2025-09-17T18:31:00Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => rebecin:ART
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Array
                                        (
                                            [0] => Disinformation in Mozambican society: ways to change the paradigm
                                            [1] => Desinformación en la sociedad mozambiqueña: caminos hacia un cambio de paradigma
                                            [2] => A desinformação na sociedade moçambicana: caminhos para a mudança de paradigma
                                        )

                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Gonçalves, Bruno F.
                                            [1] => Manjor, Sozinho
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => disinformation
                                            [1] => education
                                            [2] => paradigm shift
                                            [3] => digital technologies
                                            [4] => desinformación
                                            [5] => educación
                                            [6] => cambio de paradigma
                                            [7] => tecnologías digitales
                                            [8] => desinformação
                                            [9] => educação
                                            [10] => mudança de paradigma
                                            [11] => tecnologias digitais
                                        )

                                    [description] => O surgimento e o desenvolvimento das tecnologias digitais, sobretudo o telemóvel e a internet tem revolucionado as redes de comunicação que influenciam os paradigmas sociais actuais. A fraca literacia por um número elevado da população, a miséria, o contexto político caracterizado por manipulação de consciências para o seu domínio e sobrevivência e a consolidação dos boatos junto das comunidades são alicerces para a propagação de desinformação na sociedade moçambicana que tem criado medo, pânico, violência e até mortes nas comunidades. Vivemos tempos de informação. Todos os dias somos inundados de informação, muitas vezes com aparência de verdadeira. O desafio é como distinguir as informações falsas das verdadeiras. Assim, perante este contexto complexo onde a desinformação se propala a alta velocidade, foi formulada a seguinte questão de investigação: quais os caminhos para minimizar o impacto violento da desinformação dentro da sociedade moçambicana? Em resposta à questão formulada e aos objectivos definidos foi usada como metodologia a revisão de bibliográfica, privilegiando as obras mais recentes, baseando-se numa abordagem qualitativa e exploratória. Os resultados da pesquisa indicam que o analfabetismo, a pobreza, os mitos e boatos criam um ambiente favorável para a disseminação de informações falsas que promovem o medo, violência e até luto dentro das comunidades. Por conseguinte, a revisão da literatura mostrou que a educação de qualidade das pessoas, a vigilância constante, a filtragem e o cruzamento da informação que se recebe podem contribuir para a prevenção da desinformação e minimizar os seus impactos negativos.
                                    [publisher] => ABECIN
                                    [date] => 2025-09-17
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/414
                                            [1] => 10.24208/rebecin.v12.414
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 12 No. 1 (2025): Rebecin
                                            [1] => Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 12 Núm. 1 (2025): Rebecin
                                            [2] => Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 12 n. 1 (2025): Rebecin
                                            [3] => 2358-3193
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/414/578
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2025 Bruno F. Gonçalves, Sozinho Manjor
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)