Array
(
    [responseDate] => 2025-09-16T12:55:59Z
    [request] => https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:periodicos.puc-campinas.edu.br:article/1605
                            [datestamp] => 2024-07-24T13:14:33Z
                            [setSpec] => transinfo:Art
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => LEITURA E DISCURSO CIENTÍFICO
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Pillon, Márcia Aparecida
                                            [1] => Cruz, Maria Aparecida Lopes da
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Leitura
                                            [1] => Discurso científico
                                            [2] => Reading
                                            [3] => Scientific discourse
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => The objetiveof this articleis to show the importanceof reading in many historical segments, its existing levals to the text understanding and the interationbetween author and reader. It establishes the difference between text and discourse.
                                            [1] => O objetivo deste artigo é mostrar a importância da leitura nos segmentos históricos, seus niveis existentes para a compreensão do texto e a interação que se constitui entre o autor e o leitor. Estabelece a diferença entre o texto e o discurso, apresentando dois tipos de discurso científico: o da descoberta (tipo narrativo)e o da pesquisa ("fazer-saber").As modificações sofridas pelo discurso científico nos dias atuais refletindo nos projetos de pesquisa.
                                        )

                                    [publisher] => Núcleo de Editoração - PUC-Campinas
                                    [date] => 1996-11-25
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/1605
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Transinformação; Vol. 8 No. 3 (1996)
                                            [1] => Transinformação; Vol. 8 Núm. 3 (1996)
                                            [2] => Transinformação; v. 8 n. 3 (1996)
                                            [3] => 2318-0889
                                            [4] => 0103-3786
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/1605/1577
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2012 Transinformação
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)