Array
(
    [responseDate] => 2025-09-10T08:11:19Z
    [request] => https://revista.ibict.br/inclusao/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.revista.ibict.br:article/7641
                            [datestamp] => 2025-09-08T19:13:22Z
                            [setSpec] => inclusao:DP
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Array
                                        (
                                            [0] => Documentação popular na Rede de Bibliotecas Escolares do Sistema Municipal de Ensino de Vila Velha, Espírito Santo: projeto “Entre Versos e Rimas"
                                            [1] => Popular Documentation in the Network of School Libraries of the Municipal Education System of Vila Velha, Espírito Santo: the “Entre Versos e Rimas” Project: projeto “Entre Versos e Rimas"
                                            [2] => Documentación Popular en la Red de Bibliotecas Escolares del Sistema Municipal de Enseñanza de Vila Velha, Espírito Santo: proyecto “Entre Versos y Rimas”: projeto “Entre Versos e Rimas"
                                        )

                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Terra Barbosa, Eliana
                                            [1] => Leandro da Mata, Marta
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Popular documentation. 
                                            [1] => School libraries.
                                            [2] =>  the “Entre Versos e Rimas” Project
                                            [3] => Popular documentation
                                            [4] => School libraries
                                            [5] => “Entre Versos e Rimas” Project
                                            [6] => Critical education.
                                            [7] => documentação popular
                                            [8] => bibliotecas escolares
                                            [9] => projeto “Entre versos e rimas”
                                            [10] => educação crítica
                                            [11] => Documentação popular
                                            [12] => Biblioteca Escolar
                                            [13] => Rede de Bibliotecas Escolares
                                            [14] => Projeto "Entre Versos e Rimas"
                                            [15] => Documentación popular
                                            [16] => Bibliotecas escolares.
                                            [17] => proyecto “Entre Versos y Rimas”
                                            [18] => Documentación popular
                                            [19] => Bibliotecas escolares
                                            [20] => Proyecto “Entre Versos e Rimas”
                                            [21] => Educación crítica
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => Este artigo insere-se na área da Biblioteconomia e Ciência da Informação ao tratar da documentação popular como expressão informacional, cultural e educativa no contexto das bibliotecas escolares. Parte-se da compreensão de que esses espaços, por sua função pedagógica e social, podem atuar como agentes de transformação, sobretudo junto a comunidades em situação de vulnerabilidade. Observa-se uma lacuna significativa na produção científica quanto à presença, à valorização e ao tratamento da documentação popular nas bibliotecas escolares brasileiras. Tem-se como objetivo geral evidenciar a produção da documentação popular no projeto “Entre Versos e Rimas” das Rede de Bibliotecas Escolares do Sistema Municipal de Ensino de Vila Velha-ES. Trata-se de uma pesquisa exploratória-descritiva, com abordagem qualitativa, com uso da análise de conteúdo. Os resultados indicam que o projeto promove ampla participação da comunidade escolar, com expressiva produção de textos e imagens sobre temas como racismo, cultura local, desigualdade social, meio ambiente e identidade. Essas manifestações constituem documentação popular ao expressarem vivências e visões críticas dos participantes, reforçando o protagonismo discente e docente. Conclui-se que a incorporação da documentação popular nas bibliotecas escolares amplia o acesso à informação significativa, fortalece a função educativa da biblioteca e consolida seu papel como promotora de cidadania, memória e pertencimento.
                                            [1] => This study is situated within the field of Library and Information Science as it addresses popular documentation as an informational, cultural, and educational expression in the context of school libraries. It is based on the understanding that these spaces, due to their pedagogical and social roles, can act as agents of transformation, especially in communities facing social vulnerability. However, there is a notable gap in scientific literature regarding the presence, appreciation, and treatment of popular documentation in Brazilian school libraries, which justifies this research. The general objective is to highlight the production of popular documentation in the “Entre Versos e Rimas” project within the Network of School Libraries of the Municipal Education System of Vila Velha-ES. This is an exploratory-descriptive research with a qualitative approach, utilizing content analysis. The results indicate that the project encourages broad participation of the school community, with a significant production of texts and images addressing themes such as racism, local culture, social inequality, environment, and identity. These manifestations constitute popular documentation by expressing participants' lived experiences and critical perspectives, reinforcing student and staff protagonism. It is concluded that incorporating popular documentation into school libraries expands access to meaningful information, strengthens the educational function of libraries, and consolidates their role as promoters of citizenship, memory, and belonging.
                                            [2] => Este artigo se inserta en el área de Bibliotecología y Ciencia de la Información al abordar la documentación popular como expresión informacional, cultural y educativa en el contexto de las bibliotecas escolares. Parte de la comprensión de que estos espacios, por su función pedagógica y social, pueden actuar como agentes de transformación, especialmente en comunidades en situación de vulnerabilidad. Sin embargo, se observa una importante laguna en la producción científica en cuanto a la presencia, valorización y tratamiento de la documentación popular en las bibliotecas escolares brasileñas, lo que justifica la realización de esta investigación. El objetivo general es evidenciar la producción de documentación popular en el proyecto “Entre Versos e Rimas” de la Red de Bibliotecas Escolares del Sistema Municipal de Enseñanza de Vila Velha-ES. Se trata de una investigación exploratoria-descriptiva, con un enfoque cualitativo, utilizando el análisis de contenido. Los resultados indican que el proyecto promueve una amplia participación de la comunidad escolar, con una significativa producción de textos e imágenes sobre temas como el racismo, la cultura local, la desigualdad social, el medio ambiente y la identidad. Estas manifestaciones constituyen documentación popular al expresar vivencias y visiones críticas de los participantes, reforzando el protagonismo estudiantil y del personal escolar. Se concluye que la incorporación de la documentación popular en las bibliotecas escolares amplía el acceso a información significativa, fortalece la función educativa de la biblioteca y consolida su papel como promotora de ciudadanía, memoria y pertenencia.
                                        )

                                    [publisher] => Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
                                    [date] => 2025-09-08
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => Texto
                                            [3] => text
                                            [4] => Texto
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/7641
                                            [1] => 10.18225/inc.soc.v18i2.7641
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Inclusão Social; v. 18 n. 2 (2025): Dossiê: Documentação popular 
                                            [1] => 1808-8678
                                            [2] => 1808-8392
                                            [3] => 10.18225/inc.soc.v18i2
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/7641/7510
                                    [coverage] => Array
                                        (
                                            [0] => Vila Velha, Espírito Santo, Brasil
                                            [1] => Vila Velha, Espírito Santo, Brazil
                                        )

                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2025 Ma. Eliana Terra Barbosa, Dra. Marta Leandro da Mata
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)