Array
(
    [responseDate] => 2025-09-10T08:11:20Z
    [request] => https://revista.ibict.br/inclusao/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.revista.ibict.br:article/7591
                            [datestamp] => 2025-09-09T19:33:05Z
                            [setSpec] => inclusao:DP
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Array
                                        (
                                            [0] => Bibliotecas populares ou comunitárias como alternativas
                                            [1] => Popular or community libraries as alternatives
                                            [2] => Bibliotecas comunitarias o populares como alternativas
                                        )

                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Rabello, Rodrigo
                                            [1] => Araujo, Giovanna de Jesus
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Popular library
                                            [1] => Community library
                                            [2] => Access to information
                                            [3] => Information mediation
                                            [4] => Social inequality
                                            [5] => Biblioteca popular
                                            [6] => Biblioteca comunitaria
                                            [7] => Acceso a la información
                                            [8] => Mediación de la información
                                            [9] => Desigualdad social
                                            [10] => biblioteca popular
                                            [11] => biblioteca comunitária
                                            [12] => acesso à informação
                                            [13] => mediação da informação
                                            [14] => desigualdade social
                                            [15] => Biblioteca popular
                                            [16] => Biblioteca comunitária
                                            [17] => Acesso à informação
                                            [18] => Mediação da informação
                                            [19] => Desigualdade social
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => Considerando perspectivas socioeconômicas e culturais, o trabalho busca contribuir com aspectos teóricos relacionados às bibliotecas populares ou comunitárias como alternativas, assim como com a atuação do bibliotecário nesse contexto institucional. Para tanto, realiza um mapeamento em fontes sobre o tema, com vistas a traçar um panorama inicial da produção na área. Observa que as bibliotecas alternativas são espaços relevantes para o desenvolvimento comunitário, funcionando como meios para combater discriminações e preconceitos, promover a democratização do conhecimento e transformar membros da comunidade, antes não-usuários de informação, em protagonistas sociais. Por fim, ressalta a importância da consciência social dos bibliotecários para acolher os não-usuários em qualquer tipo de biblioteca, e não apenas nas comunitárias ou populares, mesmo que esses profissionais possam, mas não necessariamente devam, atuar em contextos de institucionalidade informal ou semiformal.
                                            [1] => Considering socioeconomic and cultural perspectives, this work seeks to contribute to theoretical aspects related to popular or community libraries as alternatives, as well as to the role of librarians within this institutional context. To this end, it conducts a mapping of sources on the topic, aiming to outline an initial overview of the production in the field.. It observes that alternative libraries are relevant spaces for community development, functioning as means to combat discrimination and prejudice, promote the democratization of knowledge, and transform community members, previously non-users of information, into social protagonists. Finally, it highlights the importance of the social awareness of librarians in welcoming non-users in any type of library, not just in community or popular ones, even though these professionals may, but do not necessarily have to, work in contexts of informal or semi-formal institutionalization.
                                            [2] => Considerando perspectivas socioeconómicas y culturales, el trabajo busca contribuir con aspectos teóricos relacionados con las bibliotecas populares o comunitarias como alternativas, así como con el papel del bibliotecario en ese contexto institucional. Para ello, realiza un mapeo de fuentes sobre el tema, con el objetivo de trazar un panorama inicial de la producción en el área. Observa que las bibliotecas alternativas son espacios relevantes para el desarrollo comunitario, funcionando como medios para combatir discriminaciones y prejuicios, promover la democratización del conocimiento y transformar a los miembros de la comunidad, anteriormente no usuarios de la información, en protagonistas sociales. Finalmente, se destaca la importancia de la conciencia social de los bibliotecarios para acoger a los no-usuarios en cualquier tipo de biblioteca, y no solo en las comunitarias o populares, aunque estos profesionales puedan, pero no necesariamente deban, actuar en contextos de institucionalidad informal o semiformal.
                                        )

                                    [publisher] => Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
                                    [date] => 2025-09-08
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/7591
                                            [1] => 10.18225/inc.soc.v18i2.7591
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Inclusão Social; v. 18 n. 2 (2025): Dossiê: Documentação popular 
                                            [1] => 1808-8678
                                            [2] => 1808-8392
                                            [3] => 10.18225/inc.soc.v18i2
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/7591/7511
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2025 Rodrigo Rabello, Giovanna de Jesus Araujo
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)