Array
(
    [responseDate] => 2025-09-10T08:11:20Z
    [request] => https://revista.ibict.br/inclusao/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.revista.ibict.br:article/7259
                            [datestamp] => 2025-09-04T16:33:37Z
                            [setSpec] => inclusao:DP
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Array
                                        (
                                            [0] => Contrapondo narrativas desinformativas a partir da Competência em Informação e em Mídia, dos Estudos Culturais e da Documentação Popular
                                            [1] => Countering disinformation narratives through Media and Information Literacy, Cultural Studies and Popular Documentation
                                            [2] => Contrarrestar las narrativas desinformativas desde la Alfabetización Mediática e Informacional, los Estudios Culturales y la Documentación Popular
                                        )

                                    [creator] => Araújo dos Santos, Camila
                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Media and Information Literacy
                                            [1] => Cultural Studies
                                            [2] => Popular Documentation
                                            [3] => Disinformation
                                            [4] => Protagonism
                                            [5] => Alfabetización Mediática e Informacional
                                            [6] => Estudios Culturales
                                            [7] => Documentación popular
                                            [8] => Desinformación
                                            [9] => Protagonismo
                                            [10] => competência em informação e em mídia
                                            [11] => estudos culturais
                                            [12] => documentação popular
                                            [13] => desinformação
                                            [14] => protagonismo
                                            [15] => Competência em Informação e em Mídia
                                            [16] => Estudos Culturais
                                            [17] => Documentação Popular
                                            [18] => Desinformação
                                            [19] => Protagonismo
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => Neste artigo, traçamos uma reflexão inicial sobre a relação dialógica entre as características da documentação popular junto aos princípios da Competência em Informação e em Mídia e à teoria dos Estudos Culturais como processos e ferramenta educativo-críticos que proporcionam o protagonismo do sujeito em relação à contraposição das narrativas desinformativas. O estudo, de natureza básica, caráter exploratório e descritivo com uso da pesquisa bibliográfica quantos aos seus procedimentos, demonstrou que, a partir do valor político e educativo do documento popular, junto à Competência em Informação e em Mídia e aos Estudos Culturais, o sujeito, em seu agir protagonista, com uso de questionamentos, tem condições críticas de articular, junto à outras fontes informacionais e midiáticas, as imposições e os vieses políticos, sociais, culturais e educacionais das estruturas de poder, dos discursos hegemônicos e das narrativas desinformativas.
                                            [1] => In this article, we outline an initial reflection on the dialogical relationship between the characteristics of popular documentation with the principles of Media and Information Literacy and the theory of Cultural Studies as critical educational processes and tools that provide the subject with a leading role in countering disinformation narratives. The study, of a basic nature, exploratory and descriptive nature using bibliographic research regarding its procedures, demonstrated that, based on the political and educational value of the popular document, with Media and Information Literacy and Cultural Studies, the subject, as a protagonist, through the use of questions, has critical conditions to articulate, together with other information and media sources, the political, social, cultural and educational impositions and biases of power structures, hegemonic discourses and disinformation narratives.
                                            [2] => En este artículo, esbozamos una reflexión inicial sobre la relación dialógica entre las características de la documentación popular junto con los principios de la Alfabetización Mediática e Informacional y la teoría de los Estudios Culturales como procesos y herramientas educativo-críticos que proporcionan el protagonismo del sujeto en relación con la oposición de narrativas desinformativas. El estudio, de carácter básico, exploratorio y descriptivo utilizando investigación bibliográfica sobre sus procedimientos, demostró que, a partir del valor político y educativo del documento popular, junto con la Alfabetización Mediática e Informacional y los Estudios Culturales, el sujeto, en su acción protagónica, utilizando preguntas, tiene condiciones críticas para articular, junto con otras fuentes informativas y mediáticas, las imposiciones y sesgos políticos, sociales, culturales y educativos de las estructuras de poder, los discursos hegemónicos y las narrativas desinformativas.
                                        )

                                    [publisher] => Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
                                    [date] => 2025-09-04
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/7259
                                            [1] => 10.18225/inc.soc.v18i2.7259
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Inclusão Social; v. 18 n. 2 (2025): Dossiê: Documentação popular 
                                            [1] => 1808-8678
                                            [2] => 1808-8392
                                            [3] => 10.18225/inc.soc.v18i2
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/7259/7507
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2025 Camila Araújo dos Santos
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)