Array
(
    [responseDate] => 2025-09-10T08:11:34Z
    [request] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:periodicos.ufpb.br:article/69878
                            [datestamp] => 2025-09-04T14:54:52Z
                            [setSpec] => pgc:PESQ
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Difusão do conhecimento sobre a aplicação do sistema de aprendizagem em ação desenvolvida na Universidade Federal da Paraíba: Dissemination of knowledge about the action learning system 
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] =>  Lima, Thales Batista de
                                            [1] => Macêdo, Nívea Marcela Marques Nascimento de
                                            [2] => Lourenço, Cryslayne Silva 
                                            [3] => Lima, Maria Helena Gomes de 
                                            [4] => Silva, Graziella Marilia da 
                                        )

                                    [description] => Este artigo tem como objetivo analisar os avanços do sistema de aprendizagem em ação, ancorado por Silva et al (2012), no tocante às pesquisas sobre as dimensões apresentadas e na sua difusão em cursos de Administração da Universidade Federal da Paraíba. Para tanto, discorre-se sobre as perspectivas de aprendizagem que embasam o sistema e as dimensões de estilos de aprendizagem, ambiente de ensino e aprendizagem, experiência docente e discente, estratégias de ensino ativas e a reflexão em ação. Caracteriza-se como uma pesquisa quali-quantitativa, tendo a realização de uma entrevista com o coordenador do projeto que idealizou o sistema, e questionários aplicados com docentes que tomaram conhecimento do sistema e tentam aplicá-lo em suas disciplinas. Para análise dos dados, foram utilizados os métodos da análise de discurso e estatística descritiva, respectivamente. Os resultados evidenciam a centralidade do ambiente de aprendizagem na interligação das demais dimensões, além de refletirem sobre as intenções e desafios no uso do sistema. Conclui que necessita de mais pesquisas de cunho nacional para abranger peculiaridades do contexto da formação do administrador no Brasil e sua difusão requer um compromisso dos professores engajados na sua utilização em sala de aula como forma de sua validação perante a comunidade acadêmica.
                                    [publisher] => Universidade Federal  da Paraíba
                                    [date] => 2025-09-04
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => "Avaliado por Pares"
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/69878
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Perspectivas em Gestão & Conhecimento; v. 15 n. 2 (2025); 69-92
                                            [1] => 2236-417X
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/69878/42691
                                    [rights] => Copyright (c) 2025 Perspectivas em Gestão & Conhecimento
                                )

                        )

                )

        )

)