Array
(
    [0] => stdClass Object
        (
            [journal] => stdClass Object
                (
                    [id_jnl] => 57
                )

        )

    [1] => stdClass Object
        (
            [section] => stdClass Object
                (
                    [section] => 485
                )

        )

    [2] => stdClass Object
        (
            [title] => Array
                (
                    [0] => Mapeamento de fluxos de informação para elaboração e atualização do Projeto Pedagógico dos Cursos de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte@pt
                )

        )

    [3] => stdClass Object
        (
            [abstract] => Array
                (
                    [0] => A pesquisa traz uma análise do processo de elaboração e atualização dos Projetos Pedagógicos de Curso de graduação (PPC) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com foco nos atrasos recorrentes entre 2021 e 2023 e na complexidade dos fluxos de informação envolvidos. O objetivo foi mapear esses fluxos para identificar gargalos informacionais e subsidiar a criação de uma cartilha que esclareça as etapas e os procedimentos do processo. De natureza qualitativa, a pesquisa envolveu entrevistas, análise documental e bibliográfica, além do uso das ferramentas Integration Definition for Function Modeling (IDEF0) e Design Structure Matrix (DSM) para representar graficamente as atividades e o fluxo de informações. Os resultados revelaram pontos críticos consolidados em uma matriz de governança, incluindo ausência de documentos assinados, devolutivas entre coordenação e setores institucionais, análise morosa pelas instâncias superiores e dificuldades na conferência de fichas de componentes curriculares. Um fator agravante identificado foi a falta de sincronização entre as datas das instâncias envolvidas, o que prejudica a fluidez do processo. Como contribuição prática, foram propostas ações institucionais para aprimorar os fluxos informacionais, com vistas à melhoria da qualidade e agilidade na elaboração e revisão dos PPCs. A cartilha informativa desenvolvida visa orientar os agentes envolvidos, padronizar procedimentos e minimizar falhas recorrentes.@pt
                )

        )

    [4] => stdClass Object
        (
            [author] => Array
                (
                    [0] => José Carlos de Farias Torres
                    [1] => Nancy Sánchez-Tarragó
                    [2] => Nadi Helena Presser
                )

        )

    [5] => stdClass Object
        (
            [subject] => Array
                (
                    [0] => Projeto pedagógico de curso@pt
                    [1] => Fluxos de informação@pt
                    [2] => Instituições de educação superior@pt
                )

        )

    [6] => stdClass Object
        (
            [source] => stdClass Object
                (
                    [vol] => 10
                    [nr] => 
                    [year] => 2025
                    [theme] => 
                )

        )

    [7] => stdClass Object
        (
            [datePub] => Array
                (
                    [0] => 2025-08-05
                )

        )

    [8] => stdClass Object
        (
            [DOI] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [type] => DOI
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => 10.47681/rca.v10i.65963
                                )

                        )

                )

        )

    [9] => stdClass Object
        (
            [http] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/65963
                                )

                        )

                    [1] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/65963/43824
                                )

                        )

                    [2] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/65963/43825
                                )

                        )

                    [3] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/65963/43826
                                )

                        )

                )

        )

    [10] => stdClass Object
        (
            [language] => Array
                (
                    [0] => pt
                )

        )

    [11] => stdClass Object
        (
            [license] => Array
                (
                    [0] => Copr
                    [1] => CCBY4.0
                )

        )

)