Array
(
    [responseDate] => 2025-09-10T08:09:58Z
    [request] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/65963
                            [datestamp] => 2025-08-05T19:51:20Z
                            [setSpec] => rca:RP
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Mapeamento de fluxos de informação para elaboração e atualização do Projeto Pedagógico dos Cursos de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Torres, José Carlos de Farias
                                            [1] => Sánchez-Tarragó, Nancy
                                            [2] => Presser, Nadi Helena
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => projeto pedagógico de curso
                                            [1] => fluxos de informação
                                            [2] => instituições de educação superior
                                        )

                                    [description] => A pesquisa traz uma análise do processo de elaboração e atualização dos Projetos Pedagógicos de Curso de graduação (PPC) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com foco nos atrasos recorrentes entre 2021 e 2023 e na complexidade dos fluxos de informação envolvidos. O objetivo foi mapear esses fluxos para identificar gargalos informacionais e subsidiar a criação de uma cartilha que esclareça as etapas e os procedimentos do processo. De natureza qualitativa, a pesquisa envolveu entrevistas, análise documental e bibliográfica, além do uso das ferramentas Integration Definition for Function Modeling (IDEF0) e Design Structure Matrix (DSM) para representar graficamente as atividades e o fluxo de informações. Os resultados revelaram pontos críticos consolidados em uma matriz de governança, incluindo ausência de documentos assinados, devolutivas entre coordenação e setores institucionais, análise morosa pelas instâncias superiores e dificuldades na conferência de fichas de componentes curriculares. Um fator agravante identificado foi a falta de sincronização entre as datas das instâncias envolvidas, o que prejudica a fluidez do processo. Como contribuição prática, foram propostas ações institucionais para aprimorar os fluxos informacionais, com vistas à melhoria da qualidade e agilidade na elaboração e revisão dos PPCs. A cartilha informativa desenvolvida visa orientar os agentes envolvidos, padronizar procedimentos e minimizar falhas recorrentes.
                                    [publisher] => Departamento de Biblioteconomia da UFRJ
                                    [date] => 2025-08-05
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => Texto
                                        )

                                    [format] => Array
                                        (
                                            [0] => application/pdf
                                            [1] => application/epub+zip
                                            [2] => text/html
                                        )

                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/65963
                                            [1] => 10.47681/rca.v10i.65963
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Revista Conhecimento em Ação; v. 10 (2025): publicação contínua; e65963
                                            [1] => 2525-7935
                                            [2] => 10.47681/rca.v10i
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/65963/43824
                                            [1] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/65963/43825
                                            [2] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/65963/43826
                                        )

                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2025 Revista Conhecimento em Ação
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)