Array
(
    [0] => stdClass Object
        (
            [journal] => stdClass Object
                (
                    [id_jnl] => 1
                )

        )

    [1] => stdClass Object
        (
            [section] => stdClass Object
                (
                    [section] => 38
                )

        )

    [2] => stdClass Object
        (
            [title] => Array
                (
                    [0] => Inovação em instituições de ensino superior:  a jornada do projeto BPM Acadêmico 2.0@pt
                )

        )

    [3] => stdClass Object
        (
            [abstract] => Array
                (
                    [0] => Thispapermarkstheinitialphaseofthe BPM Acadêmico 2.0 extensionproject, buildingupon prior effortsandfocusingonredesigningtowardsthedesiredstate (TO-BE), incorporatingcontinuousmonitoringandimprovementsfromSeptembertoDecember 2023. The primaryfocuswasonreshapingthe Central Única de Graduação processes, overseeingstudentservices in theundergraduatecoursesofArchivology, Librarianship, andMuseologyat ECI UFMG, includingtheirrespectiveacademic boards. The methodologyisgrounded in Carvalho´s (2021) framework, integratingelementsfrom BPMN (Business Process Model andNotation) andAgile Model methodologies. The synergyofthese approaches aimsatefficiency, clarity, andadaptability in academicprocess management. The outcomeshighlighttheadvantagesofthemodeledprocessredesignandrestructuring, encompassingenhancedefficiency, reducedoperationalcosts, improvedproductandservicequality, heightenedusersatisfaction, agility, andincreasedmotivationamongAdministrativeTechnicians in Education (TAEs).@en
                    [1] => Este documento marca la fase inicial del proyecto de extensión BPMA Académico 2.0, aprovechando esfuerzos previos y enfocándose en el rediseño hacia el estado deseado (TO-BE), incorporando seguimiento y mejoras continuas desde septiembre hasta diciembre de 2023. CI UFMG, incluyendo sus respectivos consejos académicos. La metodología se basa en el marco de Carvalho (2021), integrando elementos de las metodologías BPMN (Business Process Model and Notation) y Agile Model. La sinergia de estos enfoques apunta a la eficiencia, claridad y adaptabilidad en la gestión de procesos académicos. Los resultados resaltan las ventajas del rediseño y reestructuración del proceso modelado, que abarcan una mayor eficiencia, menores costos operativos, una mejor calidad de productos y servicios, una mayor satisfacción del usuario, agilidad y una mayor motivación entre los Técnicos Administrativos en Educación (TAE).@es
                    [2] => Trata-se da primeira fase do projeto de extensão BPM Acadêmico 2.0, uma continuidade do trabalho anterior, concentrando-se no redesenho em direção ao estado desejado (TO-BE), com monitoramento constante e melhorias contínuas nas áreas meio e finalísticas, que foi conduzida de setembro a dezembro de 2023. Concentrou-se no redesenho dos processos da Central Única de Graduação, responsável pela gestão dos processos relacionados ao atendimento dos discentes dos cursos de graduação em Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia da ECI UFMG, bem como aos colegiados dos mesmos. A metodologia adotada tem por base a formalizada por Carvalho (2021), com a incorporação de elementos das metodologias BPMN (Notação de Modelagem de Processos de Negócio) e Modelo Ágil. A convergência dessas metodologias busca eficiência, clareza e adaptabilidade na gestão de processos acadêmicos. Os resultados evidenciam os benefícios decorrentes do redesenho e reestruturação de processos modelados, abrangendo aumento da eficiência, redução de custos operacionais, melhoria da qualidade dos produtos e serviços, maior satisfação do usuário, agilidade e motivação aprimorada dos TAEs.@pt
                )

        )

    [4] => stdClass Object
        (
            [author] => Array
                (
                    [0] => Elisângela Cristina Aganette
                    [1] => Patrícia Nascimento Silva
                    [2] => Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan
                    [3] => Miriam Pacheco Cosendei
                )

        )

    [5] => stdClass Object
        (
            [subject] => Array
                (
                    [0] => Bpm acadêmico 2.0.@pt
                    [1] => Modelagem de processos@pt
                    [2] => Modelo ágil@pt
                    [3] => Notação de modelagem de processos de negócio@pt
                    [4] => Gestão de processos de negócio@pt
                )

        )

    [6] => stdClass Object
        (
            [source] => stdClass Object
                (
                    [vol] => 21
                    [nr] => 
                    [year] => 2025
                    [theme] => 
                )

        )

    [7] => stdClass Object
        (
            [datePub] => Array
                (
                    [0] => 2025-07-08
                )

        )

    [8] => stdClass Object
        (
            [DOI] => Array
                (
                )

        )

    [9] => stdClass Object
        (
            [http] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2016
                                )

                        )

                    [1] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2016/1547
                                )

                        )

                )

        )

    [10] => stdClass Object
        (
            [language] => Array
                (
                    [0] => pt
                )

        )

    [11] => stdClass Object
        (
            [license] => Array
                (
                    [0] => Copr
                    [1] => CCBY4.0
                )

        )

)