Array
(
    [responseDate] => 2025-08-03T12:34:21Z
    [request] => https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs2.ojs.uel.br:article/17384
                            [datestamp] => 2016-06-25T00:18:04Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => informacao:REL
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => A experiência docente no ensino de história do livro e das bibliotecas na Universidade Federal do Pará (UFPA)
                                    [creator] => Ferreira, Rubens da Silva
                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Educação superior
                                            [1] => Biblioteconomia
                                            [2] => História do Livro e das Bibliotecas
                                            [3] => Universidade Federal do Pará
                                            [4] => Faculdade de Biblioteconomia
                                        )

                                    [description] => Introdução: O trabalho relata a experiência docente na disciplina História do Livro e das Bibliotecas do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Presente no currículo do curso desde 1963, essa disciplina é basilar para a formação dos futuros bibliotecários, pois trabalha com três importantes elementos que são dinâmicos na história da profissão: o suporte (o livro), a instituição (a biblioteca) e o profissional (o bibliotecário).Objetivo: Reúne, sistematiza e socializa estratégias utilizadas no processo ensino-aprendizagem no contexto da disciplina História do Livro e das Bibliotecas.Metodologia: Ao longo de dois anos (2010-2012), para além das aulas expositivas, o processo ensino-aprendizagem foi dinamizado com a realização de visitas técnicas, a introdução de textos para leitura complementar em língua estrangeira e a construção de um site com o auxílio de monitores, a fim de associar as novidades tecnológicas a uma disciplina em que os elementos "livro" e "biblioteca" suscitam, nos discentes, a ideia de tradição.Resultados: A estratégia usada mostra ser satisfatória quanto ao desempenho dos alunos. O principal desafio reside na necessidade do desenvolvimento das competências de leitura e de escrita, aspectos essenciais a serem considerados para uma formação profissional qualitativa, sobretudo porque os futuros egressos atuarão na área da documentação/informação.Conclusões: Os aspectos negativos da experiência: (1) as dificuldades de alunos das turmas noturnas para participarem de visitas técnicas; e (2) os estágios acumulados pelos alunos que afetam o desempenho na disciplina. Os aspectos positivos da experiência: (1) a melhora da habilidade de escrita; (2) o crescimento de interesse pela produção científica; (3) o crescimento de interesse por cursos de idioma; (4) o contato dos monitores de classe com a prática docente; e (5) uma melhor assimilação dos conteúdos trabalhados na disciplina.
                                    [publisher] => Universidade Estadual de Londrina
                                    [date] => 2016-06-24
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/17384
                                            [1] => 10.5433/1981-8920.2016v21n1p573
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Informação & Informação; v. 21 n. 1 (2016); 573-594
                                            [1] => 1981-8920
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/17384/19009
                                    [rights] => Copyright (c) 2021 Informação & Informação
                                )

                        )

                )

        )

)