Array
(
    [responseDate] => 2025-08-03T12:32:08Z
    [request] => https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs2.ojs.uel.br:article/12349
                            [datestamp] => 2015-05-22T01:14:54Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => informacao:ART
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Array
                                        (
                                            [0] => Mediación de la información, Ciencia de la Información y teorías curriculares: la transdisciplinariedad en la ...
                                            [1] => Mediação da informação, Ciência da Informação e teorias curriculares: a transdisciplinaridade na formação do profissional da informação
                                        )

                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Moraes, Marielle Barros de
                                            [1] => Almeida, Marco Antônio de
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Mediação da Informação
                                            [1] => Profissional da Informação
                                            [2] => Currículo
                                            [3] => Tecnologia
                                            [4] => Transdisciplinaridade
                                        )

                                    [description] => Introdução: No campo da Ciência da Informação e da Educação, o conceito de mediação vem tomando cada vez mais espaço nas discussões entre os pesquisadores, principalmente, com o advento do que se convencionou denominar de Sociedade da Informação.Objetivo: Analisar as relações entre Mediação da Informação, Ciência da Informação e Teorias de Currículo, tomando por base as teorias educacionais de Henry Giroux, com os paradigmas da Ciência da Informação de Rafael Capurro e as correntes teóricas da Ciência da Informação delineadas por Carlos Alberto Ávila Araújo. Metodologia: Análise comparativa entre as teorias educacionais, os paradigmas e as correntes teóricas da Ciência da Informação investigando a contribuição dessas teorias para se (re)pensar a formação de profissionais da informação/bibliotecários, investigando o papel da mediação da informação na construção de um currículo transdisciplinar para a Biblioteconomia. Resultados: Demonstram que as novas tecnologias estão redefinindo o papel da escola e os valores que a permeiam, tornando necessária a educação  tecnológica em vez de uma educação técnica, assediando que a formação de bibliotecários propicie a que estes atuem como mediadores do conhecimento, apropriando-se das tecnologias, sem serem apropriados por ela.Conclusões: De um modo geral, a concepção de mediação como ação educativa que se estabeleceu hegemonicamente prioriza algumas modalidades de informação, de tipos de leitura e de práticas de intermediação cultural legitimadas pelo status quo, em detrimento de outras, que valorizariam o estabelecimento de vínculos mais orgânicos dos sujeitos com o conhecimento prático, racional e técnico.
                                    [publisher] => Universidade Estadual de Londrina
                                    [date] => 2013-07-02
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/12349
                                            [1] => 10.5433/1981-8920.2013v18n3p175
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Informação & Informação; v. 18 n. 3 (2013); 175-198
                                            [1] => 1981-8920
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/12349/pdf_10
                                    [rights] => Copyright (c) 2021 Informação & Informação
                                )

                        )

                )

        )

)