Array
(
    [responseDate] => 2025-08-03T12:30:24Z
    [request] => https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs2.ojs.uel.br:article/6623
                            [datestamp] => 2020-06-03T20:31:36Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => informacao:ART
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Array
                                        (
                                            [0] => Contribuciones de los elementos del constructivismo y de la mediación de información para la inclusión digital de personas mayores
                                            [1] => Contribuições de elementos do construtivismo e da mediação da informação para a inclusão digital de idosos
                                        )

                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Vechiato, Fernando Luiz
                                            [1] => Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio
                                        )

                                    [subject] => Inclusão digital. Idosos. Construtivismo. Tecnologias de Informação e Comunicação. Mediação da Informação.
                                    [description] => Com o aumento da expectativa de vida da população mundial, os estudos acerca do envelhecimento humano estão se desenvolvendo de maneira considerável. Dentre esses estudos, destacamos a interação entre os idosos e as tecnologias de informação e comunicação, as quais podem facilitar a realização de atividades cotidianas por esses indivíduos. Nesse sentido, objetivamos investigar a aplicação de elementos construtivistas nos cursos de informática oferecidos para a Universidade Aberta à Terceira Idade - UNATI - UNESP - Campus de Marília, contribuindo para a inclusão digital dessa comunidade. Esses elementos foram refletidos tendo como foco o papel do professor-mediador no processo de ensino-aprendizagem. Verificou-se que a maioria dos elementos construtivistas já está sendo aplicada nesse universo, porém algumas alterações precisam ser realizadas, tendo em vista ampliar as possibilidades de ensino e permitir que os alunos tenham maior autonomia na busca e uso de informações na Web.
                                    [publisher] => Universidade Estadual de Londrina
                                    [date] => 2010-12-28
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/6623
                                            [1] => 10.5433/1981-8920.2010v15n2p40
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Informação & Informação; v. 15 n. 2 (2010); 40-59
                                            [1] => 1981-8920
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/6623/6997
                                    [rights] => Copyright (c) 2021 Informação & Informação
                                )

                        )

                )

        )

)