Array
(
    [responseDate] => 2025-08-03T12:29:01Z
    [request] => https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs2.ojs.uel.br:article/2196
                            [datestamp] => 2015-07-02T11:56:52Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => informacao:ART
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Array
                                        (
                                            [0] => Folcsonomías, redes sociales y la formación para el tagging literacy.
                                            [1] => Folksonomias, redes sociais e a formação para o tagging literacy: desafios para a organização da informação em ambientes colaborativos virtuais.
                                        )

                                    [creator] => Moura, Maria Aparecida
                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Organização da Informação
                                            [1] => Competência Classificatória
                                            [2] => Folksonomias
                                            [3] => Redes Sociais
                                            [4] => Ambientes Colaborativos.
                                        )

                                    [description] => O uso combinado dos sistemas de etiquetagem social (social tagging), da personalização tecnológica bem como do funcionamento colaborativo em redes sociais trouxe novos desafios à organização e à recuperação da informação contemporânea em ambientes colaborativos virtuais. Esses desafios estão, sobretudo, na alteração da mediação na organização e acesso à informação, hoje exercida e compartilhada de modo dinâmico pelos usuários finais por meio de um conjunto de camadas tecnológicas.  Neste artigo, analisam-se as implicações sociais e técnicas dos fatores intervenientes, notadamente as folksonomias e a personalização tecnológica, na organização da informação e do conhecimento em ambientes colaborativos. Sistematizam-se os acordos estabelecidos nos processos de organização da informação e recuperação da informação em ambientes colaborativos abertos. Apresentam-se os conceitos de identidade informacional, ambientes virtuais de trocas e culturas informacionais e o conceito de cultura classificatória (tagging literacy) que compreende as questões do usuário, na condição de ator principal na especificação de necessidades informacionais.   
                                    [publisher] => Universidade Estadual de Londrina
                                    [date] => 2009-12-15
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/2196
                                            [1] => 10.5433/1981-8920.2009v14n1espp25
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Informação & Informação; v. 14 n. 1esp (2009); 25-45
                                            [1] => 1981-8920
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/2196/3217
                                    [rights] => Copyright (c) 2021 Informação & Informação
                                )

                        )

                )

        )

)