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                                    [description] => Neste artigo, analisou-se como o trabalho remoto decorrente da pandemia covid-19 mudou as rotinas organizacionais nos serviços de atendimento aos usuários no sistema de bibliotecas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Na metodologia, adotou-se a abordagem qualitativa do tipo descritiva, com o método de estudo de caso de natureza empírica, realizada entre 2021 e 2022. A coleta de dados foi desenvolvida por meio de entrevistas semiestruturadas e pesquisa documental, e o tratamento ocorreu pela análise de conteúdo e triangulação. Foram entrevistados sete bibliotecários entre novembro e dezembro de 2021 e analisados 92 documentos. Os resultados evidenciam que antes do trabalho remoto as rotinas estavam regulamentadas e amplamente conhecidas. Ao adentrarem no trabalho remoto, a cultura de atenção à missão de contribuir com as atividades de ensino, pesquisa e extensão impulsionou o desenvolvimento dos serviços online. Conclui-se que, a agência foi responsável pela continuidade dos serviços de forma remota. Os artefatos tecnológicos possibilitaram a iteração com os usuários e na promoção do processo de restruturação dos serviços. A dimensão estrutural humana, os recursos tecnológicos e a ação dos agentes permitiram a mudança necessária para enfrentamento de uma situação jamais vivenciada.
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