Array
(
    [responseDate] => 2025-08-03T12:22:21Z
    [request] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/biblio/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:periodicos.ufpb.br:article/74036
                            [datestamp] => 2025-07-29T22:01:43Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => biblio:RP
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Educação e bibliotecas multiníveis: o movimento educacional dos bibliotecários nos Institutos Federais de Educação Profissional 
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Santana Veiga, Miriã 
                                            [1] => Santos Pimenta, Jussara 
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => This work was developed based on doctoral research conducted within the scope of the Graduate Program in School Education (PPGEEProf)—Professional Master's and Doctoral Program at the Federal University of Rondônia (UNIR). The study emerged from the following research problem: The Multilevel Libraries of the Federal Institutes of Education, Science, and Technology (IFs), as part of the public policy on Professional Education, function as spaces designed to serve diverse users with varied informational needs. This reality demands appropriate educational planning by libraries to ensure effective access to information. In this context, libraries play a fundamental role as meaningful educational spaces, contributing to a more humanistic, comprehensive, and emancipatory Professional Education. The objective of this study was to understand how librarians and multilevel libraries at IFs strengthen students' informational knowledge, as well as to identify the inherent challenges of this educational endeavor. To achieve these goals, a qualitative and applied research approach was adopted, using questionnaires and interviews as data collection instruments. The target audience consisted of librarians who develop educational practices within their institutions. The results highlight the relevance of the Multilevel Library as a space for info-education, reading, and culture, where professionals implement activities primarily focused on promoting reading and developing information literacy. A total of 71 activities conducted between 2008 and 2021 were identified, demonstrating the role of these spaces as cultural and informational hubs, facilitated through informational and cultural mediation carried out by librarians and library assistants. In conclusion, while these activities play a significant role, there is a need for greater structuring and continuity to fully align them with the objectives of Professional, Scientific, and Technological Education (EPT), particularly regarding research as an educational principle.
                                            [1] => Este trabalho foi desenvolvido com base em uma pesquisa de doutorado realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (PPGEEProf) — Mestrado e Doutorado Profissional da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). O estudo partiu da seguinte problemática: as Bibliotecas Multiníveis dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), enquanto integrantes da política pública da Educação Profissional, constituem-se como espaços voltados ao atendimento de multiusuários com demandas diversificadas por saberes informacionais. Essa realidade exige um planejamento educacional adequado por parte das bibliotecas, de modo a garantir o acesso à informação de forma eficaz. Nesse contexto, as bibliotecas assumem um papel fundamental como espaços educativos significativos, contribuindo para uma Educação Profissional mais humana, integral e emancipadora. O objetivo deste estudo foi compreender como os bibliotecários e as bibliotecas multiníveis dos IFs fortalecem os saberes informacionais dos educandos, além de identificar os desafios inerentes a essa ação educativa. Para alcançar tais objetivos, adotou-se uma abordagem qualitativa e uma pesquisa aplicada, utilizando como instrumentos de coleta de dados questionários e entrevistas. O público-alvo foi composto por bibliotecários que desenvolvem práticas educativas em suas instituições. Os resultados evidenciam a relevância da Biblioteca Multinível como espaço de infoeducação, leitura e cultura, onde os profissionais implementam ações prioritariamente voltadas ao incentivo à leitura e ao desenvolvimento da competência em informação. Foram identificadas 71 atividades realizadas entre 2008 e 2021, demonstrando a atuação desses espaços como centros culturais e informacionais, dinamizados por meio da mediação informacional e cultural realizada por bibliotecários e auxiliares de biblioteca. Conclui-se que, embora essas atividades desempenhem um papel importante, há a necessidade de maior estruturação e continuidade, de modo a alinhá-las plenamente aos objetivos da Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPT), especialmente no que diz respeito à pesquisa como princípio educativo.
                                        )

                                    [publisher] => Universidade Federal da Paraíba
                                    [date] => 2025-07-29
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/biblio/article/view/74036
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Biblionline; v. 21 n. 2 (2025): Biblionline; 71-87
                                            [1] => 1809-4775
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/biblio/article/view/74036/42209
                                    [rights] => Copyright (c) 2025 Miriã,  Jussara
                                )

                        )

                )

        )

)