Array
(
    [responseDate] => 2025-07-04T13:11:18Z
    [request] => https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/47964
                            [datestamp] => 2023-06-22T15:37:27Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => museologia:Exp.cur
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Diversidade de Vozes, Múltiplos Saberes: o exercício da escuta e da mediação na formação em Museologia a partir das exposições curriculares:  
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Nolasco de Moraes, Julia
                                            [1] => Menezes Carvalho, Luciana
                                            [2] => Gomes da Silva Junior, Orlando
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Formação em Museologia
                                            [1] => Exposições curriculares
                                            [2] => Participação social
                                            [3] => Narrativas multivocais
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => This paper addresses issues raised by the tensions and interrelationships between theory and practice from UNIRIO's curricular exhibitions, which they have been  teaching and learning laboratories in Museology. This paper also emphasizes on the different relational dimensions built with the publics in the exhibition narratives creation, in the case of such exhibitions. In view of contemporary debates, what challenges and possibilities are presented in the training of future professionals capable of listening, dialogue, and collective and horizontal constructions? Thus, in a first moment, a brief historical overview of the creation and ‘curricularization’ of exhibitions is presented, as well as a panorama of its contemporary procedural development. Next, the extension project " Diversity of voices, multiple knowledge: the engagement of communities inside and outside Unirio in the curricular exhibitions of the School of Museology" is also introduced, its motivations and some of its challenges and developments.
                                            [1] => Sob o recorte das exposições curriculares da UNIRIO como laboratórios de ensino e aprendizagem em Museologia, neste artigo são abordadas problemáticas suscitadas pelas tensões e inter-relações entre teoria e prática, com especial ênfase nas diferentes dimensões relacionais construídas com os públicos no âmbito da produção das narrativas expositivas. Tendo em vista os debates contemporâneos, quais desafios e possibilidades se apresentam na formação de futuros profissionais capacitados à escuta, ao diálogo, a construções coletivas e horizontais? Assim, num primeiro momento, faz-se um breve apanhado histórico da criação e curricularização das exposições e apresenta-se um panorama de seu desenvolvimento processual contemporâneo. Na sequência, é apresentado o projeto de extensão “Diversidade de vozes, múltiplos saberes: a participação das comunidades internas e externas à UNIRIO nas exposições curriculares da Escola de Museologia”, suas motivações e alguns de seus desafios e desdobramentos.
                                        )

                                    [publisher] => Faculdade de Ciência da Informação - UnB
                                    [date] => 2023-06-22
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/47964
                                            [1] => 10.26512/museologia.v12i23.47964
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Museologia & Interdisciplinaridade; v. 12 n. 23 (2023): Exposições Curriculares nos Cursos de Museologia do Brasil; 109-135
                                            [1] => 2238-5436
                                            [2] => 10.26512/museologia.v12i23
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/47964/37406
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2023 Museologia & Interdisciplinaridade
                                            [1] => http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)