Array
(
    [responseDate] => 2025-07-04T12:53:03Z
    [request] => https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36356
                            [datestamp] => 2024-07-18T16:06:31Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => museologia:MCD
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Exposição curricular em tempos de pandemia e ensino remoto: a comunicação museológica frente aos desafios e potencialidades da cultura digital no ensino em Museologia
                                    [creator] => Moraes, Júlia Nolasco Leitão de  
                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Exposição curricular
                                            [1] => Cibermuseologia
                                            [2] => Participação dos públicos
                                            [3] => Exposição digital
                                            [4] => Curricular exhibition; Cybermuseology; Participation of the public; Digital exhibition
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => In the context of the COVID-19 pandemic and remote teaching, teachers and students from the UNIRIO School of Museology were challenged to develop a proposal for a curricular exhibition focused on the challenges and potentialities of cyberculture. The digital exhibition "Pindorama: nature is not for sale" was materialized from the convergences and interfaces between the electronic site, the social media and the interactions with the public and collaborators. This article addresses the complexities surrounding the construction of proposals on three specific dimensions of the aforementioned exhibition: collaborative methodology, public participation and interaction, and the idealization of the concept of digital exhibition. For this purpose, a brief overview of UNIRIO's curricular exhibitions and the theme of development of the proposal was presented. Following this, problems related to museums and digital culture were addressed and, finally, the creative solutions adopted for the exhibition.
                                            [1] => No contexto da pandemia de COVID-19 e do ensino remoto, docentes e discentes da Escola de Museologia da UNIRIO foram desafiados a desenvolver proposta de exposição curricular perspectivada pelos desafios e potencialidades da cibercultura. A exposição digital “Pindorama: a natureza não está à venda” concretizou-se a partir das convergências e interfaces entre o sítio eletrônico, as mídias sociais e as interações com os públicos e colaboradores. Este artigo aborda as complexidades em torno da construção de propostas sobre três dimensões específicas da referida exposição: metodologia colaborativa, participação e interação dos públicos e idealização do conceito de exposição digital. Para tal, foram apresentados brevemente panorama sobre as exposições curriculares da UNIRIO e o tema de desenvolvimento da proposta. Na sequência, foram abordadas problemáticas relacionadas aos museus e a cultura digital e, finalmente, as soluções criativas adotadas para a exposição.
                                        )

                                    [publisher] => Faculdade de Ciência da Informação - UnB
                                    [date] => 2021-12-18
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/36356
                                            [1] => 10.26512/museologia.v10iEspecial.36356
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Museologia & Interdisciplinaridade; v. 10 n. Especial (2021): Museologia e Cultura digital; 295-316
                                            [1] => 2238-5436
                                            [2] => 10.26512/museologia.v10iEspecial
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/36356/31909
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2021 Museologia & Interdisciplinaridade
                                            [1] => http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)