Array
(
    [responseDate] => 2025-07-04T13:01:34Z
    [request] => https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16779
                            [datestamp] => 2019-10-07T00:36:40Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => museologia:CRP
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Política de acessibilidade comunicacional em museus: para quê e para quem?
                                    [creator] => Tojal, Amanda Pinto da Fonseca
                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => comunicação museológica
                                            [1] => acessibilidade comunicacional
                                            [2] => estratégias de mediação e inclusão de públicos com deficiência
                                            [3] => Museum Communication
                                            [4] => Communicational Accessibility
                                            [5] => Mediation Strategies
                                            [6] => Inclusion of People with Disabilities
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => The topic Communicational Accessibility is di - rectly connected to the concept of Museum Communication substantiated by the new muse - ology, whose aim is to increase the dialogue and the public involvement with the cultural object by mediation strategies that offer conditions for all publics, specially people with disabilities, to decode its contents and, therefore, to conquer the right to recognize themselves as part of this cultural heritage. This essay demonstrates that no mediation strategy between the cultural and the people with disabilities will be efficient if it is not by a previously developed communicational and attitudinal a concept of accessibility, included as institutional and interdisciplinary policy of all the museums and cultural bodies of these institutions.
                                            [1] => O tema Acessibilidade Comunicacional está diretamente ligado ao conceito da Comunicação Museológica fundamentado pela nova museologia, cujo objetivo é ampliar o diálogo e a participação do público com o objeto cultural por meio de estratégias de mediação que ofereçam condições para que todos os públicos, em especial aqueles com deficiência, possam decodificar os conteúdos ali apresentados e, assim, o direito de se reconhecerem como parte desse patrimônio cultural. Esse artigo vem evidenciar que nenhuma estratégia de mediação entre o objeto cultural e o público com deficiência será eficaz se não vier acompanhada de um conceito de acessibilidade comunicacional e atitudinal previamente desenvolvido e incluído como política institucional e interdisciplinar de todas as instâncias museológicas e culturais dessas instituições.
                                        )

                                    [publisher] => Faculdade de Ciência da Informação - UnB
                                    [date] => 2015-10-30
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/16779
                                            [1] => 10.26512/museologia.v4i7.16779
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Museologia & Interdisciplinaridade; v. 4 n. 7 (2015); 190-202
                                            [1] => 2238-5436
                                            [2] => 10.26512/museologia.v4i7
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/16779/15061
                                )

                        )

                )

        )

)