Array
(
    [responseDate] => 2025-07-02T12:21:22Z
    [request] => https://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs3.rbbd.febab.org.br:article/2089
                            [datestamp] => 2025-05-28T18:40:57Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => rbbd:CBBD+2024
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Array
                                        (
                                            [0] => Communities and groups on WhatsApp as a prototype of information service to academic libraries
                                            [1] => Comunidades e grupos no WhatsApp como protótipo de serviço de informação em biblioteca universitária
                                        )

                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Santos, Francisco Edvander Pires
                                            [1] => Oliveira, Luiz Allan Silvestre de
                                            [2] => Costa, Jimmy Robson Rodrigues da
                                            [3] => Fernandes, Joana D'Arc Páscoa Bezerra
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Biblioteca universitária
                                            [1] => Avaliação de acervos
                                            [2] => Disseminação seletiva de informação
                                            [3] => Atendimento remoto
                                            [4] => Comunidades no WhatsApp
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => This article introduces a prototype to carry out an information service by creating and managing communities and groups on WhatsApp, mainly focused on increasing the relationship between the academic community and the library that serves it. As a general objective, the article presents a proposal of a remote service to academic library through communities and groups on WhatsApp. The theoretical approach was based on the literature review, from the search strategy “remote AND service”, in Portuguese, on the Information Science Database of Brazil (BRAPCI). There were 13 papers, from 2003 to 2024, but just six articles were analyzed under pre-established exclusion criteria. After that, a language course at the Federal University of Ceará and the academic library that serves it since 1996 were presented as research environments. Functionalities of WhatsApp are then described based on a timeline of this application in the digital market. As a result, the work methodology and strategies adopted to create and manage communities and groups on WhatsApp are discussed, considering the possibilities of strategic planning, collection evaluation and selective dissemination of information. In conclusion, the remote service through WhatsApp redefines the role of the academic library from its virtual reference service, as well as the prototype introduced in this article can serve as a model for implementing that kind of information service in other libraries.
                                            [1] => Este artigo apresenta um protótipo de serviço de informação utilizando comunidades e grupos no WhatsApp com o intuito de fortalecer a relação entre a biblioteca universitária e a comunidade acadêmica. Como objetivo geral, definiu-se propor um serviço de atendimento remoto para biblioteca universitária por meio da criação de comunidades e grupos no aplicativo WhatsApp. Baseou-se no método da revisão de literatura a fim de compor o referencial teórico, partindo da estratégia de busca “atendimento AND remoto” na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI), para a qual foram recuperados 13 registros. Mediante critérios de exclusão preestabelecidos, analisaram-se seis artigos com o recorte temporal de 2003 a 2024. Visando apresentar os ambientes de pesquisa, descrevem-se o histórico e as ações empreendidas pelas Casas de Cultura Estrangeira da Universidade Federal do Ceará e pela Biblioteca de Ciências Humanas, que reúne, desde 1996, o acervo e os serviços oferecidos à comunidade do curso de idiomas da UFC. Em seguida, abordam-se as funcionalidades do WhatsApp com base em uma linha do tempo desse aplicativo no mercado digital. Como resultado, discutem-se a metodologia de trabalho e as estratégias adotadas na criação de comunidades e grupos no WhatsApp, tendo em vista as possibilidades de planejamento estratégico, avaliação de acervos e disseminação seletiva de informação. Conclui que o atendimento remoto por meio do WhatsApp ressignifica a atuação da biblioteca universitária como serviço de referência virtual e que o protótipo apresentado neste artigo pode servir de modelo para a implantação do serviço de informação em outras bibliotecas.
                                        )

                                    [publisher] => Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
                                    [date] => 2025-05-28
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2089
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 21 (2025); 1-25
                                            [1] => 1980-6949
                                            [2] => 0100-0691
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2089/1544
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)