Array
(
    [responseDate] => 2025-07-02T12:16:39Z
    [request] => https://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs3.rbbd.febab.org.br:article/1851
                            [datestamp] => 2022-09-03T17:11:17Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => rbbd:EPIM
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Mediação da informação: reflexões sobre o ensino/aprendizagem remoto durante o período de isolamento social no curso de graduação em Gestão da Tecnologia de Informação em uma instituição privada de Bauru/SP
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Santos, Rita Cássia Silva dos
                                            [1] => Guaraldo, Tamara de Souza Brandão
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Mediação da Informação
                                            [1] => Ensino remoto emergencial
                                            [2] => Metodologias Ativas
                                            [3] => Google Classroom
                                        )

                                    [description] => O presente trabalho refere-se à aplicação de atividades didáticas e de mediação da informação no curso de Gestão de Tecnologia de uma faculdade particular na cidade de Bauru/SP, no segundo semestre de 2020, durante isolamento social da COVID-19. A pandemia surge como situação-problema, com isso levou ao uso de novas formas de ensino/aprendizagem, como o ensino remoto emergencial (ERE) e uso de plataformas para mediação da informação entre docentes e alunos. O artigo tem por objetivo apresentar as adequações ao ERE, as estratégias didáticas e de mediação da informação na disciplina de Tecnologia da Informação, os resultados obtidos e a percepção dos alunos em relação a estas. Apresenta uma metodologia de caráter exploratório descritivo, se refere à narração das estratégias desenvolvidas na disciplina citada durante o ERE. Foram observados o uso de metodologias ativas, como atividades práticas, desenvolvimento de vídeos, apresentações on-line, com apoio da plataforma Google Classroom para mediação da informação entre docente e alunos. Dentre os trabalhos desenvolvidos foram analisados a produção de vídeos aulas pelos próprios alunos, em equipes remotamente, e produção de e-book explicativo sobre o conteúdo dos vídeos desenvolvidos. Como avaliação final, foi aplicado um questionário sobre o aproveitamento da disciplina, o comportamento dos alunos e a percepção geral deste momento. Os resultados encontrados, através da análise dos trabalhos apresentados pelos alunos e dos questionários, demonstraram que as atividades propostas, proporcionaram uma aprendizagem ativa na busca e uso de informações. A Mediação da Informação através da Plataforma Google Classroom, foi exercitada de maneira satisfatória, e pôde auxiliar para gerar mais autonomia aos alunos. Considera-se também que, os alunos vivenciaram uma aprendizagem dinâmica, fora dos moldes padrão da aula presencial, incentivando o aluno a desenvolver o seu conhecimento via pesquisa e busca de informações.
                                    [publisher] => Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
                                    [date] => 2022-08-30
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1851
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 18 n. 2 (2022): Dossiê IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação; 1-14
                                            [1] => 1980-6949
                                            [2] => 0100-0691
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1851/1408
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)