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                                    [description] => O ensino remoto emergencial como estratégia político-administrativa para garantir atividade escolar durante o contexto de pandemia pelo Covid-19, desafiou gestores, professores e profissionais da informação a adequarem seus trabalhos para novos espaços, tempos e interações que pudessem proporcionar a mediação e possibilitar o acesso democrático à informação para construção de conhecimentos pelos alunos e demais usuários. Esse desafio motivou o seguinte questionamento: como os gestores, professores e profissionais da informação tornaram-se agentes de mediação durante o ensino remoto emergencial? Com o objetivo de apreender as ações formativas desenvolvidas pelos profissionais para implementar a estratégia, adotamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, tendo a entrevista semiestruturada como instrumento para coleta de dados, realizada com dois gestores escolares, dois professores e um profissional da informação. Os conteúdos foram analisados em confronto com o referencial teórico que fundamenta este trabalho como as contribuições de Silva e Almeida Júnior (2018), Saviani (2015), Oliveira e Pereira Júnior (2020), entre outros. Os resultados indicaram que o ensino remoto emergencial impulsionou investimento pessoal, profissional e financeiro a partir da aquisição de equipamentos, serviços, tempos e espaços para adequação das práticas pedagógicas e fortalecimento do sentido atribuído ao trabalho como agentes de mediação da informação. Consideramos o debate atual e importante porque trata de experiências de um novo fazer que aproximou as fronteiras entre a educação e a ciência da informação em direção à um estreitamento interdisciplinar entre essas áreas de conhecimento.
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