Array
(
    [responseDate] => 2025-07-02T12:14:50Z
    [request] => https://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs3.rbbd.febab.org.br:article/1819
                            [datestamp] => 2022-09-03T17:11:14Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => rbbd:EPIM
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Mediação da leitura em sala de aula: a formação do bibliotecário mediador
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Carvalho, Luana Karen Rodrigues de
                                            [1] => Cavalcante, Lidia Eugenia
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Mediação da leitura
                                            [1] => Práticas de mediação da leitura
                                            [2] => Formação de mediadores da leitura
                                            [3] => Ensino-aprendizagem.
                                        )

                                    [description] => A pesquisa tem como objetivo compreender as práticas de mediação da leitura no que concerne ao ensino-aprendizagem dos estudantes do curso de Biblioteconomia, a partir da disciplina Teoria e Prática da Leitura, ofertada no referido curso, na Universidade Federal do Ceará. Para consecução deste objetivo, analisamos a percepção dos discentes quanto à formação de leitores e à mediação da leitura, correlacionamos conceitos inerentes à temática e elencamos as práticas de ensino-aprendizagem empregadas, a partir de disciplinas ofertadas nos cursos de Biblioteconomia nas universidades do Nordeste do Brasil. Como metodologia, inicia-se com estudo bibliográfico sobre formação de leitores e mediação da leitura a partir dos autores, Freire (1992), Cândido (2011), Almeida Júnior (2007), Barbosa et al. (2020), Britto (2009), Cavalcante (2016; 2018), Ferreira (2009), Silva, Ferreira e Scorsi (2009), Petit (2009), dentre outros. A pesquisa empírica, de caráter analítico e exploratório, foi realizada com os estudantes da disciplina Teoria e Prática da Leitura, no semestre 2021.2, por meio da aplicação de questionário eletrônico e observação participante. Ao analisar os dados da pesquisa, conclui-se que a mediação da leitura é elemento essencial para a formação bibliotecária, bem como para despertar nos estudantes a visão crítica do seu papel social e educador, considerando que muitas e significativas são as vozes leitoras na construção de si e do outro.
                                    [publisher] => Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
                                    [date] => 2022-08-30
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1819
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 18 n. 2 (2022): Dossiê IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação; 1-20
                                            [1] => 1980-6949
                                            [2] => 0100-0691
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1819/1376
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)